Cinema

Publicado: Quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Em sua 5ª edição, projeto cultural Cine Boa Praça volta à região

Ao todo serão 36 sessões gratuitas!

Em sua 5ª edição, projeto cultural Cine Boa Praça volta à região
Em cada praça é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável

A partir do dia 21 de setembro, o projeto cultural de cinema itinerante Cine Boa Praça, realiza sua 5ª edição na região de Sorocaba, contemplando além desta, mais sete cidades: Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora. Ao todo serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas.

O projeto conta com o apoio da Sorocaba Refrescos - Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (PROAC- ICMS), e com a parceria da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba e das secretarias de cultura das cidades contempladas pelo projeto.

Luz, câmera, ação!

Em cada praça é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das mais variadas idades: “Queremos ver a família toda reunida: crianças, jovens e idosos”, afirma Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça. “Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, completa Patrícia Savino, coordenadora do projeto.

A programação

O Cine Boa Praça prima pela qualidade dos filmes, sempre escolhendo histórias que possam divertir e fazer refletir. Em 2018, o público terá a oportunidade de assistir a produções de destaque, tais como: “O Touro Ferdinando”; “Viva – a vida é uma festa” e o curta nacional “Cores e Botas”. Todos os filmes têm em comum a temática de superação de preconceitos e aceitação da diversidade.

Antes de cada exibição são promovidas atividades culturais e brincadeiras, que têm como objetivo recriar a atmosfera das narrativas que passam na tela. “Mais do que apenas assistir aos filmes, queremos que nosso público amplie seus repertórios culturais. Afinal, cinema também é conhecimento”, lembra Claudia Perrotta, também idealizadora do projeto.

Os espectadores que participam da ação são premiados com livros, geralmente de autores brasileiros, incentivando a leitura, a cultura nacional e a interlocução entre diferentes linguagens. Essa iniciativa levou o projeto a ser finalista do Prêmio Viva Leitura (2016), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Capacitação e legado

Além das exibições de filmes renomados, a novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais, com o objetivo de fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, tais como: posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros.

Como produto final, os integrantes produzirão um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local onde estão inseridos. O material será exibido em algumas sessões públicas do Cine Boa Praça e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é inspirar o sentimento de pertencimento, estimulando as expressões culturais e seu registro através de técnicas cinematográficas”, acrescenta Claudia Perrota, coordenadora da atividade.

Parceira e patrocinadora do Cine Boa Praça desde sua primeira edição, a Sorocaba Refrescos - Coca-Cola tem como filosofia apoiar projetos que deixem um legado para as comunidades. “Esta ação é muito importante para nossa empresa, pois além de levar cultura e lazer para as comunidades onde atuamos, é uma maneira de agradecermos essas famílias por nos receberem todos os dias em seus lares escolhendo nossos produtos”, explica Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos.

A programação completa da edição 2018 do Cine Boa Praça fica disponível no Facebook: www.facebook.com/CineBoaPraca e no site www.cineboapraca.com.br.



Sinopses:

Viva – A vida é uma festa: Miguel é um garoto mexicano de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa superar a desaprovação de sua família. Determinado a virar o jogo, ele viaja à Terra dos Mortos para desvendar um segredo passado de sua família e acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos! Miguel aprende que perseguir um sonho tem um preço, que a família, mesmo que ela não pareça apoiá-lo ainda, é muito importante e que morrer não é um problema de maneira alguma; na verdade, muito pior do que estar morto é ser esquecido.

O Touro Ferdinando: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. À medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. O doce Ferdinando prova que não se pode julgar ninguém pela sua aparência.

Cores e Botas: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 1980: ser paquita. Sua família é bem-sucedida e apoia seu sonho. Porém, Joana é afrodescendente e nunca houve uma paquita de sua cor no programa da Xuxa. Após se deparar com a realidade racista do país, Joana descobre a fotografia e percebe o quão subjetiva pode ser a perspectiva de uma câmera, decidindo trilhar esse novo caminho.

Serviço:
O que: Projeto cultural de cinema itinerante CINE BOA PRAÇA
Quando: de setembro a dezembro de 2018 em 8 cidades da região
Horários: a partir de 17h30 atividades culturais e 18h30 exibição do filme (*Horário de verão, a partir de 25.10: 18h30 atividades culturais e 19h30 exibição do filme).
Cidades: Sorocaba, Salto de Pirapora, Salto, Araçariguama, Mairinque, Votorantim, São Roque e Itu.
Patrocínio: Sorocaba Refrescos - Coca-Cola
Apoio: PROAC – ICMS
Evento gratuito e para toda família

Comentários