Cinema

Publicado: Terça-feira, 14 de abril de 2015

"Demolidor", primeiro e ótimo fruto da parceria entre Marvel e Netflix

Série conta com excelente trama e grandes atuações.

"Demolidor
Elenco de "Demolidor": boas atuações resultam em uma grande produção

Os fãs da Marvel ficaram em polvorosa quando a empresa anunciou uma parceira com a Netflix, maior serviço de streaming do mundo, para o desenvolvimento de séries baseadas em seus heróis urbanos. A alta expectativa foi justificada com o lançamento no dia 10 de abril da primeira temporada de “Demolidor”, primeiro e ótimo fruto desta nova empreitada da editora no mundo dos seriados. Já vimos todos os 13 episódios e contamos pra você o que esperar dessa grande produção!

Baseada no personagem criado por Stan Lee e Bill Everett, a série conta com diversos elementos das histórias em quadrinhos e atuações grandiosas. O ator britânico Charlie Cox está perfeito no papel do advogado Matt Murdock, que ficou cego na infância após produtos químicos atingirem seus olhos. Apesar da fatalidade, ele teve seus outros quatro sentidos aguçados, ganhando uma espécie de “radar”.

Após perder o pai, o boxeador Jack “Batalhador” Murdock (John Patrick Hayden), vítima da máfia das lutas arranjadas, Matt – interpretado por Skylar Gaertner durante a infância – recebe de Stick (Scott Glenn) um treinamento em artes marciais que aprimora seus poderes. Jurando proteger sua cidade e, principalmente, o bairro de Hell’s Kitchen, ele passa a combater o crime organizado seja pela força ou através da Lei.

A série mostra Matt iniciando sua carreira jurídica ao lado do amigo e sócio Foggy Nelson (Elden Henson), que desconhece a vida dúbia do companheiro. Como se não bastasse os perrengues enfrentados para levantar seu escritório de advocacia, ele ainda precisa encarar o surgimento de uma grande ameaça, que atende pelo nome de Wilson Fisk – brilhantemente interpretado por Vincent D’Onofrio.

Em “Demolidor”, Fisk está iniciando sua empreitada para dominar o submundo de Nova York. Ainda não é o Rei do Crime que o leitor de quadrinhos está habituado, mas tem a mesma força e malevolência. A interpretação de D’Onofrio ainda confere ao personagem algo que nem em sua mídia original é visto com frequência: um senso de carinho e cuidado para com sua cidade. Porém isso se dá de uma forma deturpada, criando um antagonismo interessante com o personagem principal.

Isso mostra que existe uma tênue linha que divide os dois, deixando claro que nem tudo é preto e branco, bom e mau. Esse conceito é bem interessante, pois se encaixa totalmente com a proposta da série. Outro ponto importante em “Demolidor” é como a trama se encaixa com os eventos mostrados em filmes como “Os Vingadores”, que fazem parte do universo compartilhado da Marvel na TV e nos cinemas.

A “Batalha de Nova York”, que encerra o filme dos heróis mais poderosos da Terra, tem reflexos em Hell’s Kitchen. Praticamente destruído, o bairro vira o local perfeito para grandes construtoras lucrarem. E é nesse cenário que pessoas inescrupulosas como Fisk e Leland Owlsley (Bob Gunton) alicerçam seus impérios. Cabe a Murdock limpar a escória que se infiltra no seu pedaço e devolvê-lo aos seus reais donos: os cidadãos nova-iorquinos.

“Demolidor” ainda conta com um elenco de apoio muito bom. A começar pela linda e competente Deborah Ann Woll, que interpreta Karen Page. Primeira cliente da Nelson & Murdock, ela acaba se tornando secretária do escritório – mas acaba tendo participação vital no desenvolvimento da trama, assim como nas HQs. Isso sem contar no passado sombrio dela, que deverá ser abordado numa possível segunda temporada.

Outro grande coadjuvante é Vondie Curtis-Hall, interprete do jornalista Ben Urich. Ele é o que mais se difere do original das HQs, a começar pela cor (Vodie é negro, enquanto Urich é branco). Mas até mesmo o final do personagem faz sentido com o tom da série, que é mais sombrio do que o habitual da Marvel nos cinemas e em séries como “Agents of S.H.I.E.L.D.” – que também são interligadas com “Demolidor”. Vale destacar também a atuação de Rosario Dawson, que faz Claire Temple – interesse romântico de Matt e que o ajuda a se recuperar após suas lutas.

Boas atuações são essenciais para uma boa série, mas também é preciso de uma boa história. E isso os produtores também conseguiram. Baseando-se em arcos clássicos do personagem escritos por grandes quadrinistas como Frank Miller e Roger McKenzie, “Demolidor” tem a densidade que o herói urbano necessita e respeita o espectador – seja ele fã das histórias em quadrinhos ou não. Realmente não dá pra discutir: a estreia da parceira Marvel/Netflix foi mais que acertada. Que as próximas séries sejam tão boas quanto essa!

Comentários