Cinema

Publicado: Segunda-feira, 11 de março de 2013

Conduzindo Miss Daisy: um clássico que merece ser assistido

Com Jessica Tandy e Morgan Freeman, filme é comovente.

Conduzindo Miss Daisy: um clássico que merece ser assistido
As diferenças entre miss Daisy e seu motorista negro são quebradas aos poucos no clássico filme de 1989

Por André Roedel

Existem filmes que, por mais que os anos passem, não perdem o brilho. São poucas as produções que conseguem entrar na lista de clássicos, aqueles que devem ser assistidos por todos e sempre. "Conduzindo Miss Daisy", adaptação de uma peça teatral de Alfred Uhry, é um desses.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1990, a obra lançada no ano anterior mostra a relação de amizade entre miss Daisy (Jessica Tandy), uma idosa judia excêntrica, e Hoke Colburn (Morgan Freeman), um motorista negro contratado pelo seu filho após a mãe demonstrar os primeiros sinais da idade avançada.

O filme se passa no final dos anos 1940 em Atlanta, capital do estado sulista da Geógia. O local não foi escolhido por acaso: lá aconteceram diversas manifestações contra o preconceito e a segregação racial, constantes na sociedade americana naquela época. Por conta disso, "Conduzindo Miss Daisy" é mais que um filme sobre uma amizade improvável, é também uma deliciosa história sobre como brancos e negros podem conviver em harmonia.

A quebra de barreiras sociais e raciais está sempre presente no filme. Hoke é analfabeto e miss Daisy uma ex-professora. Numa cena, ela fica indignada com o fato do motorista não saber ler. Em outra, ele aparece lendo a capa de um caderno de caligrafia. Sutilmente, o diretor Bruce Beresford mostra que a idosa, apesar de sua reluta em aceitar o negro como seu chofer, começou a perder o racismo que nela habitava.

Morgan Freeman está impecável no filme. Ele consegue mostrar a passagem dos anos (já que a história se desenrola por mais de 20 anos) somente pela fala. Quando mais novo, Hoke fala como um afroamericano típico, com gírias e entonação característica. Com o tempo, ele aparenta mais serenidade e sensatez de um senhor de idade. Mas quem rouba a atenção mesmo é Jessica Tandy. Aos 81 anos, ela atua magistralmente e consegue levar o Oscar de Melhor Atriz. Ela foi a mais idosa a conseguir tal feito.

A cena final, onde um Hoke quase cego e dependendo da neta para se locomover encontra miss Daisy em asilo, é uma das mais singelas e belas da história do cinema. Com poucas palavras, apenas com a expressão dos olhos, dá pra ver o quão forte foi essa amizade que nasceu entre as diferenças.

Conduzindo Miss Daisy (1989)
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Jessica Tandy, Morgan Freeman, Dan Aykroyd, Patti LuPone e Esther Rolle.
Duração: 99 minutos.
Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Jessica Tandy), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Maquiagem.

Comentários