Cinema

Publicado: Quarta-feira, 31 de julho de 2019

Clássicos de todo o mundo estão no ciclo de cinema do MIS em agosto

Programação abre os olhos para a diversidade.

Crédito: Reprodução Clássicos de todo o mundo estão no ciclo de cinema do MIS em agosto
"O Leão de Sete Cabeças" inicia o ciclo do mês

Onde assistir ao clássico do diretor Milos Forman, "Um Estranho no Ninho", ou à obra de Nicholas Ray, "Juventude Transviada"? Ou ainda uma seleção que mapeia o mundo cinematográfico de forma diversificada? Em agosto, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas apresenta seu ciclo de filmes com longas e curtas de tirar o fôlego.

Todas as sessões têm entrada gratuita. O MIS está localizado no Palácio dos Azulejos, à Rua Regente Feijó, 869 - Centro - Campinas/SP. O telefone é (19) 3733-8800.

Confira a programação:

Quinta-feira, 1º de agosto, 19h30
Título: O Leão de Sete Cabeças
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Glauber Rocha comenta essa produção de 1970. “É uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopeia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo, por oposição aos filmes comerciais que tratam de safáris, o tipo de concepção dos brancos em relação àquele continente. É uma teoria sobre a possibilidade de um cinema político. Escolhi a África porque me parece um continente com problemas semelhantes aos do Brasil”, explica o cineasta.
Primeiro trabalho de Glauber Rocha no exílio, o filme “O Leão de Sete Cabeças” foi gravado na República do Congo, de forma experimental. O enredo aborda uma história alegórica sobre a dominação e a exploração do continente africano. .
País: Itália/França.
Ano: 1970
Duração: 103 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 2 de agosto, 15h
Título: Sedução da Carne
Direção: Luchino Visconti
Sinopse: Veneza, 1866. O movimento pela unificação da Itália está prestes a iniciar a guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria. A Condessa Livia Serpieri (Alida Valli), prima do Marquês Ussoni (Massimo Girotti), um dos líderes da resistência, é seduzida e apaixona-se perdidamente pelo tenente austríaco Franz Mahler (Farley Granger). Pelo relacionamento, ela passa por cima de casamento, família, honra e pátria.
País: Itália
Ano: 1954
Duração: 118 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 2 de agosto, 19h
Título: Zone
Direção: Takashi Ito
Sinopse: O filme apresenta um homem sem rosto e cujos braços e pernas estão amarrados com cordas, e uma série de cenas que expressam memórias, pesadelos e imagens violentas. Experimental.
País: Japão.
Ano: 1995
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 2 de agosto, 19h30
Título: A Lista de Schindler
Direção: Steven Spielberg
Sinopse: O alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com
sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as
autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de
um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de
amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna
para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o
extermínio alemão. Baseado no romance homônimo de Thomas Keneally.
Vencedor de 7 Oscars, entre eles, Melhor Filme, Direção e Roteiro
Adaptado.
País: EUA.
Ano: 1993
Duração: 197 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 3 de agosto, 15h40
Takashito + Isis
Sinopse: Uma combinação da música "Hall of the Dead", do ISIS, do álbum "Wavering Radian", com trechos de três filmes do Takashi Ito: "Apparatus M", "Monochrome Head" e "A Silent Day". Experimental.
Duração: 8 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 3 de agosto, 16h
Título: Menino 23
Direção: Belisario Franca
Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
País: Brasil.
Ano: 2016
Duração: 79 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 3 de agosto, 19h30
Título: Campada Maria
Direção: Danilo Dias de Freitas
Sinopse: A Campada Maria – vilarejo no norte da Guiné-Bissau – decide reunir forças para viabilizar um sistema de irrigação mais eficiente para sua horta comunitária. Com o suporte do programa de cooperação científica entre o Brasil e os países da África, o PROÁFRICA, um grupo de pesquisadores brasileiros e guineenses ajudam a comunidade nesta empreitada. No transcorrer deste processo, o espectador descobrirá não só as potencialidades da pesquisa em torno das tecnologias de baixo impacto ambiental, mas as características de uma sociedade multi-étnica e marcada pela tardia independência colonial.
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 104 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Segunda-feira, 5 de agosto, 19h
Título: Mandela II
Direção: Jean Goes
Sinopse: Curta-metragem documental que aborda as desigualdades no acesso à terra e à moradia no Brasil, usando como foco principal do documentário a Ocupação Mandela, situada na cidade de Campinas. Os moradores da Ocupação Mandela ocupavam, com mais de 600 famílias, um terreno abandonado há mais de 30 anos, até que sofreram uma ação de reintegração de posse por parte do poder público junto ao proprietário do terreno em março de 2017. Hoje ocupam outro terreno e seguem lutando pelo direito à moradia.
Gênero: Documentário
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Segunda-feira, 5 de agosto , 19h30
Título: A Face do Outro
Direção: Hiroshi Teshigahara
Sinopse: O senhor Okuyama, um homem de negócios (Tatsuya Nakadai), cujo rosto foi marcado em um incêndio industrial, está recebendo tratamento de um psiquiatra (Mikijiro Hira). Ele consegue persuadir o psiquiatra a fazer uma máscara para ele, incrivelmente realista, mas completamente diferente de seu próprio rosto. Logo depois de vestir a máscara, Okuyama tenta seduzir sua esposa (Machiko Kyo) e consegue; ela prontamente se apaixona pelo bonito estranho. Ele fica com raiva de sua fraqueza por um homem bonito, mas ela afirma que estava ciente de que ele era seu marido e acreditava que os dois estavam apenas se disfarçando, como a maioria dos casais costuma fazer de maneiras diferentes. Depois de ver este filme, surgem questões. O que é identidade? Como ela é estabelecida? Qual é a relação entre Identidade, Personalidade e Aparência Física? A personalidade determina a aparência física? Ou a aparência física determina a personalidade? Abe e Teshigahara parecem desafiar nossas crenças comuns sobre isso. A história é engenhosa, o diálogo é sofisticado e a partitura musical de Takemitsu é excelente. A Face do Outro é mais uma jóia escondida, pouco exibida no circuíto comercial e que merece ser redescoberta. Estudo elegante e enigmático do cineasta Hiroshi Teshigahara sobre a identidade e as máscaras sociais na sociedade japonesa da década de 60. É o terceiro de quatro colaborações de Teshigahara (diretor) / Kobo Abe (escritor) / Toru Takemistu (compositor). Eles alcançam quase a mesma perfeição na fusão de imagem, som e conceito que a obra-prima "A Mulher da Areia" (1964).
País: Japão.
Ano: 1966
Duração: 124 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 6 de agosto , 14h
Título: Eu não sou uma Bruxa
Direção: Rungano Nyoni
Sinopse: Depois de um incidente banal em sua vila, Sulha, uma menina de 8 anos, é acusada de bruxaria. Após um rápido julgamento, a garota se torna
culpada e é levada em custódia pelo Estado, sendo exilada em um
campo de bruxas no meio do deserto, onde ela irá aprender as regras da
sua nova vida como bruxa.
País: Zâmbia.
Ano: 2017
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quarta-feira, 7 de agosto , 19h
Título: Jejum de Amor
Direção: Howard Hawks
Sinopse: Rosalind Russel (Hildy Johnson) é uma repórter debochada e que não resiste a um bom furo jornalístico. Ela trabalha para o seu ex-marido que é editor do jornal, mas decide largar o trabalho para se casar com um corretor de seguros sem graça. Decidido a prender a ex-esposa por mais um tempo na redação, o cheio de ciúmes Walter Burns (Cary Grant) coloca nas mãos dela uma grande história jornalística, à qual ele sabe que ela não resistirá. Assim, ela acaba se estendendo no trabalho e os dois travam verdadeiros duelos verbais, sendo assistidos por figuras caricaturatas de redação de jornal: mascadores de chicletes, fumantes inveterados e jogadores de pôquer.
País: EUA.
Ano: 1940
Duração: 82 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quinta-feira, 8 de agosto, 19h
Título: Mandela II
Direção: Jean Goes
Sinopse: Curta-metragem documental que aborda as desigualdades no acesso a terra e a moradia no Brasil, usando como foco principal do documentário a Ocupação Mandela, situada na cidade de Campinas. Os moradores da Ocupação Mandela ocupavam, com mais de 600 famílias, um terreno abandonado há mais de 30 anos, até que sofreram uma ação de reintegração de posse por parte do Poder Público junto ao proprietário do terreno em março de 2017. Hoje ocupam outro terreno e seguem lutando pelo direito à moradia.
Gênero: Documentário
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quinta-feira, 8 de agosto, 19h30
Título: De passagem
Direção: Ricardo Elias
Sinopse: O jovem soldado Jeferson (Silvio Guindane) volta para casa quando o avisam da morte de seu irmão. Decide acompanhá-lo para reconhecer o corpo um amigo de infância que há muito ele não via, Kennedy (Fábio Nepô). O reencontro é a oportunidade para que os dois percorram a cidade e relembrem a infância passada em comum.
País: Brasil.
Ano: 2003
Duração: 87 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sexta-feira, 9 de agosto, 15h
Título: Juventude Transviada
Direção: Nicholas Ray
Sinopse: Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy (Natalie Wood), uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda imunda por ter se maquiado. Lá está também um rapaz, John Crawford (Sal Mineo), mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães. Um compreensivo policial entende que Jim recebe em casa apenas um amor superficial dos seus pais, e que Jim nunca aceitou que seu pai seja totalmente submisso à sua mãe. Enquanto Jim espera na delegacia pelos pais, que tiveram de cancelar um compromisso social para tirá-lo da prisão, ele tem um rápido contato com Judy e Platão. Após ser libertado, parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade na manhã seguinte com sua jovem vizinha, a própria Judy, cria um desentendimento com Buzz (Corey Allen), que namora Judy e é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.
País: EUA.
Ano: 1955
Duração: 111 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 9 de agosto, 19h
Título: Um Estranho no Ninho
Direção: Milos Forman
Sinopse: Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada". A história do livro "One Flew Over the Cuckoo's Nest", que deu origem ao filme Um Estranho no Ninho, foi escrita por Ken Kesey tendo como base suas próprias experiências quando trabalhou no centro psiquiátrico Agnew, localizado em San Jose, na Califórnia.
País: EUA.
Ano: 1975
Duração: 129 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 10 de agosto, 15h40
Título: Magalhães
Direção: Lucas Lazarini
Sinopse: Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo, sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Collor.
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 23 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 10 de agosto, 16h
Título: Leviatã
Direção: Andreï Zviaguintsev
Sinopse: Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente, o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem – não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas.
País: Rússia.
Ano: 2014
Duração: 141 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 10 de agosto, 19h30
Título: T M, O Vampiro de Dusseldorf
Direção: Fritz Lang
Sinopse: Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local
não consegue capturar o serial killer, então um grupo de foras-da-lei
se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é
julgado por um tribunal de criminosos. Preto e Branco.
País: Alemanha.
Ano: 1931
Duração: 118 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Segunda-feira, 12 de agosto, 19h
Título: MonochromeHead
Direção: Takashi Ito
Sinopse: O filme exibe cenas com jovens adolescentes. Experimental.
País: Japão.
Ano: 1997
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Segunda-feira, 12 de agosto, 19h30
Título: A Luta é pra valer
Direção: Cesar De la Plata
Sinopse: O A Luta É Pra Valer é o documentário de estreia do cineasta independente Cesar De la Plata. O documentário é uma produção de Dan Ferreira, da coordenação da Frente Brasil Popular Regional Planalto Serrano, e do núcleo de comunicação Caraguatá, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com a coordenação de Vilson Santin. Com trilha sonora de Antônio Nóbrega, Sérgio Madeira e Maurílio Almeida, o filme aborda quatro tópicos referentes à organização do MST – ocupação, acampamento, assentamento e encontro estadual – a partir da narrativa dos próprios membros do movimento. Agroecologia, reforma agrária, segurança alimentar e organicidade são alguns dos assuntos que orbitam em torno da obra, que tem como ponto de partida a narrativa da grande imprensa sobre o movimento. Filmado ao longo do ano de 2018, A Luta É Pra Valer tem como plano de fundo os municípios de Ponte Alta e São Cristóvão do Sul, na Serra Catarinense, e Fraiburgo, no meio oeste catarinense. O documentário tem o apoio da Rede de Desenvolvimento Comunitário Casa de Gente, Frente Brasil Popular Regional Planalto Serrano, Núcleo de Comunicação Caraguatá, Matakiterani Associação Cultural, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Monocular Produções.
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 43 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Terça-feira, 13 de agosto , 14h
Título: Lámen Shop
Direção: Eric Khoo
Sinopse: Masato é um jovem chef de lámen que, cheio de dúvidas sobre a morte de seus pais e seu passado, decide embarcar em uma jornada gastronômica em Singapura. Lá, ele descobre muito além de apenas deliciosos pratos.
País: Cingapura/Japão.
Ano: 2018
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quarta-feira, 14 de agosto , 19h
Título: Relíquia Macabra
Direção: John Huston
Sinopse: Um detetive particular (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável. Baseado no romance "The Maltese Falcon", de Daniel Hammett.
País: EUA.
Ano: 1941
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quinta-feira, 15 de agosto, 19h
Título: Double
Direção: Takashi Ito.
Sinopse: Uma videoinstalação interativa feita em colaboração com o bailarino Butoh Setsuko.
País: Japão.
Ano: 2001
Duração: 14 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Quinta-feira, 15 de agosto, 19h30
Título: Fale com Ela
Direção: Pedro Almodóvar
Sinopse: Em Madri, vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica em frente à academia de balé comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica na janela da sua casa observando os ensaio com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.
País: Espanha.
Ano: 2002
Duração: 112 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 16 de agosto, 15h
Título: Pather Panchali - Song of the Little Road
Direção: Satyajit Ray
Sinopse: No início do século 20, Abul é um menino pertencente a uma pobre família brâmane de um vilarejo na Índia. Seu pai, poeta e sacerdote, é forçado a deixar seus entes queridos em busca de trabalho. Uma das obras-prima do cinema mundial, inédita no Brasil e nas Américas. Este filme foi a estreia espetacular de Satyati Ray. Recuperada no final dos anos 90, pois um incêndio destruiu os negativos originais, esta é a primeira fita, que deu origem à Trilogia de Apu. Nela se narra a comovente história de uma família de Bengali perseguida pela má sorte. O pai, Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe, trabalha para alimentar a família, que recebe com alegria e esperança a chegada de um novo filho, Apu.
País: Índia
Ano: 1955
Duração: 124 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sexta-feira, 16 de agosto, 19h
Título: A Silent Day
Direção: Takashi Ito
Sinopse: O filme exibe duas jovens, sendo que uma delas está se filmando com uma câmera de 8mm em cima de uma ponte ferroviária. Experimental.
País: Japão.
Ano: 2003
Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Sexta-feira, 16 de agosto, 19h30
Título: A Mulher de Todos
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: A ninfomaníaca Ângela Carne e Osso (Helena Ignez) convida o amante para visitar a exótica Ilha dos Prazeres. Desconfiado, seu marido
contrata um detetive particular, o qual acaba revelando o plano ao se
apaixonar pela moça. Desconcertado diante do flagra, o marido traído
prepara uma terrível vingança. Preto e Branco.
País: Brasil.
Ano: 1969
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 17 de agosto, 15h
Título: Canudos
Direção: Ipojuca Pontes
Sinopse: Documentário sobre a Guerra de Canudos (1896-97), a comunidade e o líder religioso Antônio Conselheiro, que trata do histórico do conflito até a dissolução do arraial.
País: Brasil.
Ano: 1978
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 17 de agosto, 15h40
Título: Dizziness
Direção: Takashi Ito
Sinopse: Logo após a filmagem de "A Silent Day", em que uma jovem estava se filmando com uma câmera de 8mm em cima de uma ponte ferroviária, ela tentou se suicidar. Embora o filme não apresente esse incidente, duas meninas testemunharam essa tentativa de suicídio, e neste filme o diretor tenta representar o estado mental dessa jovem que oscilava entre viver e morrer. Várias imagens foram geradas como resultado da interação profissional do diretor com um número de jovens com doenças mentais, e também, com o estado mental instável em que ele se encontrava naqueles dias. Experimental.
País: Japão.
Ano: 2001
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Sábado, 17 de agosto, 16h
Título: "Eu, Samylly Vellaskes"
Direção: Rodrigo Lara Biancalana
Sinopse: Bruno conduz o espectador ao mundo de Samylly Vellaskes e a arte drag queen, perpassando pela descoberta da família, seu namoro com Douglas e seu dia a dia.
País: Brasil.
Ano: 2015
Duração: 12 minutos

Sábado, 17 de agosto, 16h20
Título: “Existo”
Direção: Bruno César
Sinopse: "Existo" aborda a cultura e arte drag queen através de Thiago, que, guiado pelo sonho de se montar pela primeira vez, enfrenta o preconceito e a intolerância.
Inédito em Campinas
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 18 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 17 de agosto, 19h30
Título: Gata em Teto de Zinco Quente
Direção: Richard Brooks
Sinopse: Uma família de ricos fazendeiros do sul dos Estados Unidos se reúne para festejar o 65° aniversário do patriarca. As primeiras cenas mostram (ou aparentam mostrar) um clima de alegria e felicidade. No entanto, os fatos, alguns muito duros, emergem rapidamente. Como a revelação de que o velho pai contraiu um câncer terminal, o filho mais novo (Paul Newman) é alcoólatra, enquanto Maggie( Elizabeth Taylor), sua mulher, tenta, desesperadamente, reconquistar o marido – sabe-se, já faz algum tempo, que o casal não tem mais relações sexuais. Para completar, o irmão mais velho e sua mulher ambicionam herdar integralmente os vultosos bens da família. Isso tudo é apenas o preâmbulo do que está por vir: novos segredos, muito mais graves, detonam de vez os resquícios de harmonia que moldam o ambiente. A peça, uma das mais conhecidas do dramaturgo Tennessee Williams, estreou em 1954, sob a direção de Elia Kazan.
País: EUA.
Ano: 1958
Duração: 108 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Segunda-feira, 19 de agosto, 19h
Título: Volume Morto
Direção: Kit Menezes
Sinopse: É 2014 e uma grande seca assola o sudeste do país. Olga e Anita, duas mulheres que sobrevivem vendendo água nas ruas, agora precisam acessar o seu Volume Morto.
Gênero: Ficção
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Segunda-feira, 19 de agosto, 19h30
Título: Eleições
Direção: Alice Riff
Sinopse: Em época de eleições para o grêmio estudantil, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias e lutam por melhorias na escola.
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Terça-feira, 20 de agosto , 14h
Título: O Confeiteiro
Direção: Ofir Raul Graizier.
Sinopse: Thomas, um jovem confeiteiro alemão, tem um caso com Oren, um
israelense casado que vai a Berlim a negócios com frequência. Quando
Oren morre em um acidente de carro, Thomas viaja para Jerusalém
buscando respostas sobre o amante. Sob uma identidade falsa, Thomas
conhece Anat, a viúva de Oren, que é dona de um café na cidade. Aos
poucos, o alemão começa a se envolver na vida dela, arrumando um
trabalho no café e criando bolos e biscoitos para dar mais vida ao
estabelecimento.
País: Israel.
Ano: 2017
Duração: 113 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quarta-feira, 21 de agosto , 19h
Título: Sabotador – Saboteur
Direção: Alfred Hitchcock
Sinopse: O operário Barry Kane (Robert Cummings) é acusado injustamente de sabotagem. Determinado a provar sua inocência, ele foge até Nova York, onde encontra Charles Tobin (Otto Kruger), líder de uma organização fascista. Acompanhado pela desconfiada Pat Martin (Priscilla Lane), que apenas aguarda o momento ideal de delatá-lo, Kane busca Frank Fry (Norman Lloyd), o verdadeiro sabotador.
País: EUA.
Ano: 1942
Duração: 108 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quinta-feira, 22 de agosto , 19h
Título: Volume Morto
Direção: Kit Menezes
Sinopse: É 2014 e uma grande seca assola o sudeste do país. Olga e Anita, duas mulheres que sobrevivem vendendo água nas ruas, agora precisam acessar o seu Volume Morto.
Gênero: Ficção
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quinta-feira, 22 de agosto , 19h30
Título: Carabineiros / Tempo de Guerra
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na Normandia, um batalhão britânico avança sobre território francês quando o soldado Saul (Gabriel Byrne) conhece uma linda mulher em uma fazenda abandonada e se sente intensamente atraído por ela. Porém, os soldados franceses o advertem de que ela é uma traidora e de que querem levá-la como prisioneira de guerra. Agora, Saul é o único que poderá ajudá-la a se salvar. Preto & Branco.
País: Itália, França.
Ano: 1963
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 23 de agosto, 15h
Título: Palavras ao vento
Direção: Douglas Sirk
Sinopse: Kyle Hadley (Robert Stack), playboy alcoólatra herdeiro de uma grande companhia petrolífera, tem uma difícil relação com o pai, Jasper Hadley (Robert Keith). Seu melhor amigo é Mitch Wayne (Rock Hudson), funcionário de confiança de Jasper. Kyle e Mitch se apaixonam por Lucy Moore (Lauren Bacall) e o primeiro acaba casando-se com ela para tristeza do Mitch, que além de lidar com a desilusão amorosa ainda tem de fugir do pesado jogo de sedução de Marylee Hadley (Dorothy Malone), irmã de Kyle.
País: EUA.
Ano: 1956
Duração: 98 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 23 de agosto , 19h
Título: Volume Morto
Direção: Kit Menezes
Sinopse: É 2014 e uma grande seca assola o sudeste do país. Olga e Anita, duas mulheres que sobrevivem vendendo água nas ruas, agora precisam acessar o seu Volume Morto.
Gênero: Ficção
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sexta-feira, 23 de agosto , 19h30
Título: Quem Mora Lá
Direção: Rafael Crespo, Conrado Ferrato e César Vieira
Sinopse: Estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, a pequena comunidade do Pocotó resiste ao avanço dos prédios no abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidas por uma ordem de despejo, as famílias - que vivem no local há mais de quinze anos - se veem na iminência de ficarem sem casa. “Quem Mora Lá” conta a história dessas moradoras enquanto se planejam para participar da ocupação de um edifício abandonado há anos na região central. Nasce ali a Ocupação Marielle Franco.
País: Brasil.
Ano: 2018
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos.

Sábado, 24 de agosto, 15h40
Título: Entrementes
Direção: Ana Amon
Sinopse: Durante sessões de terapia, Miguel relata situações de conflito que ocorreram entre ele e um amigo próximo.
Gênero: Ficção
País: Brasil.
Ano: 2015
Duração: 8 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 24 de agosto, 16h
Título: Cosmos, de Carl Sagan - A Vida das Estrelas
Direção: Carl Sagan, Ann Druyan, Steven Soter
Sinopse: O nono episódio se inicia com Sagan explicando, ao degustar uma torta de maçã, como os átomos e seus componentes se apresentam, levando à ideia da grandeza dos valores numéricos quando se trabalha numa escala tão pequena. Uma vez apresentadas noções básicas de física e química, Sagan passa para os modelos explicativos a respeito da vida das estrelas, descrevendo estágios como gigantes vermelhas, anãs brancas e buracos negros, bem como a possível ocorrência da explosão de uma supernova na Antiguidade, representada em pinturas rupestres do povo Anasazi. Já no final do episódio, com o auxílio de um contador Geiser, Sagan mostra a importância das estrelas na evolução da vida na Terra, uma vez que raios cósmicos provenientes de supernovas podem ter atuado nas mutações ao longo do processo evolutivo.
País: EUA.
Ano: 14
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 24 de agosto, 19h30
Título: Um barco e nove destinos
Direção: Alfred Hitchcock.
Sinopse: Civis americanos e britânicos que sobreviveram a um naufrágio
provocado por um submarino alemão tentam chegar em terra firme em um
bote salva-vidas lotado. Quando um oficial alemão é resgatado da água,
o grupo permite que ele suba a bordo, mas sua presença aumenta ainda
mais a tensão. Preto e Branco.
País: EUA.
Ano: 1944
Duração: 97 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Segunda-feira, 26 de agosto, 19h
Título: The Moon
Direção: Takashi Ito
Sinopse: O filme apresenta uma paisagem noturna e com lua cheia. Experimental.
País: Japão.
Ano: 1994
Duração: 7 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Segunda-feira, 26 de agosto, 19h30
Título: Género Bajo Ataque - Gênero sob ataque
Direção: Jerónimo Centurión
Sinopse: Em uma América Latina hoje dominada por fortes ondas conservadoras e ativismos que se opõem ao reconhecimento de direitos sexuais igualitários, a liberdade de decisão própria em prol de uma agenda política específica é cada vez mais limitada. Em países como Brasil, Costa Rica, Colômbia e Peru, os processos eleitorais tornam-se cada vez mais complicados perante às questões de gênero.
País: Peru, Costa Rica/Brasil/Colômbia.
Ano: 2018
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 27 de agosto, 14h
Título: O Rosto
Direção: Malgorzata Szumowska
Sinopse: A identidade é o principal tema do novo filme da diretora polonesa
Malgorzata Szumowska que fala sobre o angustiante conflito existencial
de um homem que sente que perdeu-se de si mesmo após um radical
transplante facial.
País: Polônia.
Ano: 2018
Duração: 91 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quarta-feira, 28 de agosto, 19h
Título: A Gente do Pó
Direção: Michelangelo Antonioni.
Sinopse: Primeiro documentário de Michelangelo Antonioni, onde ele já revela seu estilo consistente em retratar a paisagem interior do homem em sua relação com a paisagem que o circunda. Em “Gente del pó”, o cineasta documentou a vida dos barqueiros e dos ribeirinhos do vale do rio Pó.
País: Itália.
Ano: 1947
Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quarta-feira, 28 de agosto, 19h20
Título: Obsessão
Direção: Luchino Visconti
Sinopse: Gino Costa (Massimo Girotti) é um andarilho que arranja um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá, ele se envolve com a casada Giovanna (Clara Calamai), uma mulher inquieta, que só se casou com Bragana (Juan de Landa), o dono do local, por necessidade. Juntos, eles planejam uma fuga, e ela convence o amante a matar seu marido para que eles possam ficar juntos. No entanto, tudo parece estar contra os dois.
País: Itália.
Ano: 1942
Duração: 126 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quinta-feira, 29 de agosto, 19h
Título: Apparatus M
Direção: Takashi Ito.
Sinopse: Filme produzido para a Exposição Morimura Yasumasa, no Museu de Arte de Yokohama, em abril e junho de 1996. Foi filmado em um teatro de estilo antigo construído dentro do espaço de exibição que apresentava fotografias de Morimura interpretando atrizes famosas japonesas e estrangeiras. Experimental.
País: Japão.
Ano: 1996
Duração: 6 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quinta-feira, 29 de agosto, 19h30
Título: Meu Coronel
Direção: Laurent Herbiet
Roteiro: Costa-Gavras e Jean-Claude Grumberg.
Sinopse: As investigações sobre o assassinato de um coronel reformado mostram os processos que transformam um jovem tenente em um torturador e trazem à tona crimes de guerra cometidos em nome da "guerra contra o terror". Baseada no romance homônimo do jornalista e escritor argelino Francis Zamponi de 1999.
País: França / Bélgica.
Ano: 2006
Duração: 104 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sexta-feira, 30 de agosto, 15h
Título: Vampiros de Almas
Direção: Don Siegel
Sinopse: Em uma pequena cidade da Califórnia, um médico recebe vários pacientes reclamando que as pessoas de seu convívio estão estranhas: parecem não ser as mesmas e não ter sentimento. Ele acaba descobrindo que alienígenas estão invadindo a cidade, substituindo as pessoas por corpos idênticos, mas sem alma.
País: EUA.
Ano: 1956
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 30 de agosto, 19h
Título: 30 Anos da Anistia
Direção: Luiz Fernando Lobo
Sinopse: Retrata a história da ditadura militar no Brasil, a luta do povo brasileiro pela liberdade, pela Anistia. Durante um período sombrio da história do Brasil, ouve-se um grito de esperança e justiça: o povo reivindicou seus direitos e conseguiu. Foram criadas a Lei da Anistia e a Comissão de Anistia, posteriormente.
País: Brasil.
Ano: 2009
Duração: 17 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.
Título: Em nome da Segurança Nacional
Direção: Renato Tapajós.
Sinopse: O filme tem como eixo narrativo o Tribunal Tiradentes, organizado pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, em 1983. Acrescenta às cenas do Tribunal diversos materiais, tanto de arquivo quanto ficcionais, e discute a Doutrina de Segurança Nacional, eixo ideológico da ditadura implantada pelo golpe de 1964, e o efeito que ela teve sobre diversos segmentos da sociedade brasileira.
País: Brasil.
Ano: 2012
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 31 de agosto, 15h40
Título: The Dead Dance
Direção: Takashi Ito
Sinopse: Uma videoinstalação exibida em janeiro de 2009 em Kyoto. Experimental.
País: Japão.
Ano: 2009
Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: Livre.

Sábado, 31 de agosto, 16h
Título: Os militares que disseram não
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. O filme resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.
País: Brasil.
Ano: 2014
Duração: 98 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 31 de agosto, 19h30
Título: Hanna
Direção: Diego Luiz Medeiros.
Produção & Co-Direção: Rodney Gonzaga Barbosa, Douglas Gonzaga Viana.
Roteiro: Rodney Gonzaga Barbosa.
Elenco: Ana Carolina Cordeiro, Thayna Rodrigues, Laerte Matos, Diego Medeiros, Victor Vinicius, Douglas Gonzaga, André Fernandes, Matheus Meirelles, Rodney Gonzaga, Fabrício Oliveira, Guilherme Ligero, Gabriel Da Silva.
Participação Especial: Caio & Yuri
Trilha Sonora: Rodney Gonzaga & Alex Denner (Banda Pública)
Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico, um vírus dizimou 30% da população mundial, os outros 60% são imunes, enquanto os outros 10% se tornaram carniceiros, criaturas sem consciência que se alimentam de carne. Ambientado treze anos depois do início dessas coisas, os infectados já não representam ameaça maior, já estão beirando a extinção, mas este mundo, o mundo em que Hannah resceu, ainda possui muitos segredos para serem descobertos. Treinada desde criança pelo seu pai para ser uma mulher forte, Hannah terá que superar a ausência de seu velho.
País: Brasil.
Ano: 2019
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos. 

Comentários

Ariza Centro Veterinrio