Cinema

Publicado: Domingo, 28 de novembro de 2010

Cinema Mundo: filmes, cursos e competições marcaram o evento

Evento aconteceu no Espaço Fábrica São Luiz.

Crédito: Renan Pereira / www.itu.com.br Cinema Mundo: filmes, cursos e competições marcaram o evento
Último dia do festival de Cinema de Itu acontece neste domingo

Por Renan Pereira

Várias atividades marcaram o terceiro dia do Cinema Mundo - IV Festival Internacional de Cinema de Itu, evento que aconteceu entre os dias 25 e 28 de novembro, no Espaço Fábrica São Luiz, em Itu. Além do encerramento da disputa dos filmes, o festival contou com a continuação dos cursos oferecidos pelo projeto, rodinhas de samba e debate.

As atividades tiveram início às 10 horas, com a oficina Montagem – coordenada pelo professor Ricardo Miranda. Na sequencia, Joel Yanaj entrou em cena para finalizar o último dia oficial do curo de Roteiro. A exibição dos curtas-metragens teve inícios às 15 horas, com a mostra “Presença Ibérica”, contando com os curtas “Suspeita”, “Aday Kabir” e In Crescendo”.

Já a mostra competitiva “Ibero Americana teve a presença de 14 filmes, ao longo de aproximadamente três horas de exibição. Destaque para Curta Saraus – vídeo-documentário que retrata a vida poética nos saraus da periferia e Vela ao Crucificado – drama que conta a história de uma família pobre que é obrigado a enterrar um de seus filhos praticamente como um indigente.

Mostra competitiva Raiz

A mostra competitiva “Raiz” teve início às 19 horas, com o filme “Mulheres da Prainha”, de Luciana Sotelo e Iton Fernandes. Dando sequencia à modalidade inédita do Cinema Mundo, “Boa Noite” (de Letícia Tonon e Lucas Vegas), “Despertar” (de Anderson Pedron) e o viajado “O Belga (dos irmãos Spacek) encerraram a disputa. O penúltimo dia do evento foi encerrado com o debate “Cinema, ontem, hoje e amanhã”.

Encerramento

No domingo, último dia do festival, aconteceu a entrega da premiação dos vencedores do Cinema Mundo 2010. Três documentários marcaram o encerramento do evento: “Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes” (de José Barros Freire), “Sete dias em Burkina” (de Carlinhos Antunes e Márcio Werneck) e “Barka”, dos mesmos produtores.

Leia mais:

> Festival Cinema Mundo tem estreia em noite de garoa

> Curtas e cursos! Confira o segundo dia do Cinema Mundo em Itu

Comentários