Cinema

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cineclube Oswaldo de Oliveira exibe 'Dementia 13' de Francis Coppola

A sessão será realizada no dia 7 de maio, gratuitamente.

O filme Dementia 13 será exibido no dia 7 de maio, às 19 horas, no Cineclube Oswaldo de Oliveira, em Itu. O local da projeção será o Espaço Cultural Almeida Júnior (Casa da Cultura), no centro da cidade. Após a exibição haverá debate com os convidados.

O filme

Dementia 13 é um filme, de 1963, dirigido por Francis Ford Coppola, que conta a história de uma maldição envolvendo uma nobre família irlandesa que vive no enorme Castelo Haloran, uma edificação de pedra no melhor estilo gótico, e que foi atingida por uma tragédia envolvendo a morte de Kathleen (Barbara Dowling), uma jovem criança que se afogou no lago da residência quando brincava com o irmão Billy.

Após o acidente fatal, a família se separou ficando apenas a matriarca Lady Haloran (Eithne Dunn) vivendo no castelo com seus criados Arthur (Ron Perry) e Lillian (Derry O’Donovan). Porém, a família, formada ainda pelos irmãos John (Peter Read), o escultor de estátuas Richard (William Campbell) e o jovem Billy Haloran (Bart Patton) se reúne todos os anos para celebrar o memorial da morte da irmã Kathleen.

Passados alguns anos da morte da garota, quando a família reúne-se novamente para mais um memorial, um assassino começa a atuar nas imediações do castelo utilizando um machado para dilacerar suas vítimas. Francis Ford Coppola, vencedor do Oscar, dirige este thriller de horror que, ao lado de Psicose, de Alfred Hitchcok, transformou-se num dos grandes filmes do gênero dos anos 60. Dementia 13 é uma obra ímpar na filmografia do mestre Coppola, que já mostra toda sua genialidade.

Serviço

Demência 13

Data: 7 de maio
Horário: às 19 horas
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior (Casa da Cultura)
Endereço: rua Paula Souza, 664, centro, Itu (SP). Em frente ao Museu de Energia
Sessão gratuita
Classificação Indicativa:
16 anos

Comentários