Cinema

Publicado: Quarta-feira, 26 de julho de 2017

CineCafé exibe a mostra "Cinema Sideral" no Sesc Sorocaba

Após as exibições haverá um bate-papo com especialistas.

CineCafé exibe a mostra "Cinema Sideral" no Sesc Sorocaba
"Contatos Imediatos de Terceiro Grau" é o filme que abre a mostra

O projeto CineCafé, do Sesc Sorocaba, realiza a mostra “Cinema Sideral” no mês de agosto. De 1 a 29, terças (exceto dia 15), às 19h, no Teatro da Unidade, serão exibidos filmes que tratam de temas relacionados ao espaço sideral e contatos com seres extraterrestres. Todas as atrações são gratuitas e recomendadas para maiores de 12 anos. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.

Após as sessões, o cineasta Marcelo Domingues comanda “Cinema em Reflexão”, onde aspectos teóricos e técnicos dos filmes apresentados serão discutidos. Ufólogos e profissionais que estudam áreas como cosmologia e astronomia acompanham os debates.

“Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (direção: Steven Spielberg. EUA/Reino Unido, 1978, 135 min.) é o filme que abre a mostra, no dia 01. O longa se passa em uma pequena cidade americana, onde vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao pressentir a chegada de alienígenas, tem seu comportamento alterado. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre, e rumam para o local de pouso da nave. Quem acompanha o debate após este filme é o ufólogo Marco Aurélio Leal.

No dia 8, o filme “Contato” (direção: Robert Zemeckis. EUA, 1997, 150 min.) conta a história de Ellie (Jodie Foster), que desde menina, buscou indícios de outras vidas no universo. Quando ela recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano a fazer contato com extraterrestres, reivindica o direito de ser a escolhida para a missão. Após este filme, o debate é com a mestra e doutoranda em Astrofísica pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, Mariana Cunha Costa, que trabalha com temas relacionados a Cosmologia e Ondas Gravitacionais.

O longa “Interestelar” (direção: Christopher Nolan, EUA, 2014, 169 min.), será exibido no dia 22. Ele se passa num futuro distante, onde após a Terra ter consumido boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de tentar encontrar planetas para receber a população e continuar a espécie. Cooper (Matthew McConaughey) lidera este grupo, mesmo acreditando que nunca mais verá os filhos. Com o passar dos anos, sua filha, Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa jornada para também tentar salvar a população do planeta Terra. Quem estará no debate após este filme é o físico Antonio Cesar Germano Martins, graduado pela UNICAMP, onde participou de pesquisas em astronomia, supercondutividade, plasma e raios cósmicos.

“A Chegada” (direção: Denis Villeneuve. EUA, 2016, 116 min.) fecha a mostra, no dia 29. Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a linguística Dra. Louise Banks (Amy Adams) é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. Porém, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência da humanidade. O debate após este filme será acompanhado por Luiz Fernando Fonseca Silveira, doutor em Língua Portuguesa.

Serviço:

Cinecafé
Mostra de Cinema Sideral

“Contatos Imediatos de Terceiro Grau”
Dia 1, terça, às 19h.
Cinema em Reflexão, às 21h, com Marco Aurélio Leal, ufólogo.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

“Contato”
Dia 8, terça, às 19h.
Cinema em Reflexão, às 21h, com Mariana Cunha Costa, mestra e doutoranda em Astrofísica.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

“Interestelar”
Dia 22, terça, às 19h.
Cinema em Reflexão, às 21h, com Antonio Cesar Germano Martins, físico.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

“A Chegada”
Dia 29, terça, às 19h.
Cinema em Reflexão, às 21h, com Luiz Fernando Fonseca Silveira, doutor em Língua Portuguesa.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

Comentários