Cinema

Publicado: Quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CineCafé apresenta Mostra de filmes Russos no Sesc Sorocaba

A mostra será exibida no mês em que acontece o centenário da Revolução Russa

CineCafé apresenta Mostra de filmes Russos no Sesc Sorocaba
"Solaris" será um dos filmes exibidos na mostra

O projeto CineCafé do Sesc Sorocaba apresenta no mês de outubro a “Mostra de filmes Russos”, de 10 a 31, terças, às 19h, no Teatro da Unidade, de graça. Serão exibidos filmes russos clássicos e contemporâneos que mostram a importância das produções cinematográficas daquele país. Antes dos longas serão exibidos os Politicurtas, curtas que abordam questões politicas, sociais, ambientais e culturais, com o intuito de provocar reflexões acerca dos modos de pensar e existir no mundo. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. A classificação etária é de 14 anos.

Após as sessões, o cineasta Marcelo Domingues comanda “Cinema em Reflexão”, onde aspectos teóricos e técnicos dos filmes apresentados serão discutidos.

Em outubro de 2017 acontece o centenário da revolução russa - um dos acontecimentos históricos mais importantes daquele país e do mundo. Em consonância com essa data expressiva, o CineCafé preparou uma mostra com importantes filmes russos clássicos e contemporâneos. Inovação na montagem, valorização da plasticidade e a capacidade de atingir profundidade ímpar nos temas em que aborda, são algumas características que fazem a sétima arte daquele país uma das mais importantes do cinema desde a sua invenção.

Confira a programação:

“Eles se atreveram” (direção: Equipe do Instituto de Pensamento Socialista “Karl Marx”/Grupo Contraimagem, ARG, 2007, 117 min.) abre a mostra no dia 10. O documentário sobre a Revolução Russa que abrange as duas revoluções de 1917 (fevereiro e outubro), e também a de 1905. Carregado de informações históricas, feito com um apanhado de imagens, vídeos e músicas da época, além de trechos de filmes do cineasta Serguei Eisenstein.

No dia 17 o filme exibido será “Solaris” (direção: Andrei Tarkovsky, URSS, 1972, 166 min.), onde um cientista que fora enviado para investigar estranhos fenômenos ocorridos na estação espacial Solaris, acaba reencontrando ali a esposa morta há 10 anos. O enigmático oceano que cobre o planeta parece dotado de alguma forma de razão, com poderes para penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias.

O longa do dia 24, “Leviatã” (direção: Andrey Zvyagintsev, Rússia, 2014, 141 min.) retrata um pai de família que luta contra os desmandos de um prefeito corrupto em uma península do Mar de Barents, no Ártico. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.

“Ascensão” (direção: Larisa Shepitko, URSS, 1976, 111 min.), o filme que encerra a mostra dia 31, se passa em pleno inverno da Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de guerrilheiros russos luta para sobreviver em meio ao frio e aos nazistas. Dois soldados são enviados para procurar comida em uma vila próxima, mas são surpreendidos por uma patrulha alemã.

Serviço:
CineCafé: Mostra de filmes Russos
De 10 a 31, terças, às 19h.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.
Sesc Sorocaba - Rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade

Comentários