Cinema

Publicado: Quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cineasta João Batista de Andrade profere palestra no Colégio Anglo

Evento promovido pelo Galpão IV ocorreu dia 19 de maio.

Crédito: Lana de Oliveira Cineasta João Batista de Andrade profere palestra no Colégio Anglo
A obra de João Batista de Andrade foi revisitada durante o evento

Na terça-feira, dia 19 de maio, o cineasta João Batista de Andrade, a convite do Galpão IV e Fundação Marcos Amaro (FMA), com apoio cultural do Colégio Cidade de Itu - Anglo, esteve em Itu para proferir uma palestra que ocorreu na instituição de ensino.

O cineasta primeiramente visitou o Galpão IV, conheceu a Fábrica São Pedro e em seguida participou de uma coletiva de imprensa. O evento reuniu um bom e diversificado público, entre estudantes, fãs conhecedores de sua obra cinematográfica e ativistas culturais.

Com mediação de Leonardo Juhasz, professor Cacá Valio e Paulo Aranha, a palestra foi ilustrada com trechos de seus filmes, uma viagem no entendimento de sua obra, desde o seu primeiro documentário, “Liberdade de Imprensa”, até seus mais recentes trabalhos.

Sua passagem como jornalista na TV Cultura, a perseguição e censura com as trágicas consequências – como o assassinato de seu amigo e companheiro de trabalho, Vladimir Herzog –, esmiuçando todo contexto no recorte de uma época que compreende os anos da ditadura, a transição para o “Diretas Já” até os dias de hoje também foram abordados durante o tema.

No evento, o cineasta recebeu um livro de presente do Dr. José Carlos Safi, presidente da Associação Cultural Vozes de Itu, que também é profundo admirador de sua obra. João Batista de Andrade também fez um agradecimento à Lana de Oliveira por tê-lo convidado a participar do evento.

A palestra faz parte do ciclo “Brasil: 50 anos pelo cinema”, uma homenagem a João Batista de Andrade – um dos maiores ícones do cinema brasileiro –, de iniciativa do Galpão IV, Fundação Marcos Amaro (FMA) e o apoio cultural do Colégio Anglo e o professor Cacá Valio. O evento gratuito prossegue neste sábado, dia 23 de maio. Saiba mais!

O Colégio

O Anglo caracteriza-se por solicitar do estudante uma efetiva participação no processo de aprendizagem, de modo a desenvolver seu espírito criativo. Esmera-se por apresentar unidade didática tanto na integração das disciplinas de uma mesma série, como na passagem de cada série para a seguinte. O colégio fica na Praça da Independência, 151 - Centro - Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0365.

Comentários