Cinema

Publicado: Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cine Clube Galpão IV exibe o filme "O Cineasta da Selva"

Apresentação gratuita acontece neste sábado, às 18 horas.

Cine Clube Galpão IV exibe o filme "O Cineasta da Selva"
O ator José de Abreu e elenco durante as filmagens em estúdio

Neste sábado, dia 1º de agosto, às 18 horas, o Cine Clube Galpão IV irá exibir o filme “O Cineasta da Selva”, do diretor Aurélio Michiles. A exibição será gratuita. Esta obra vem sendo exibida durante o mês de julho no canal Curta, e o Galpão IV adquiriu direitos para exibição do mesmo.

“O Cineasta da Selva” é um filme documentário dirigido por Aurélio Michiles, que conta a vida de Silvino Santos (1886-1970). O filme é protagonizado por José de Abreu e tem a participação especial de Denise Fraga.

Misto de documentário e ficção, recria a trajetória de Silvino Simões dos Santos, um dos mais importantes pioneiros do cinema brasileiro. Nascido em Portugal, Silvino cruzou o Atlântico aos 13 anos, no início do século, em busca da Amazônia fantástica imaginada pelos europeus.

Logo, ele haveria de viver a sua aventura amazônica ao conhecer de perto os grandes barões da borracha, cuja extração estava no auge, e testemunhar acontecimentos marcantes como a chegada do cinema à Amazônia, a Revolução Tenentista e a criação da Comuna de Manaus. Silvino aprendeu a arte da cinematografia nas oficinas Pathé-Frérès e nos Laboratórios dos Irmãos Lumiérè, na França.

De canoa, a pé e de avião, ele percorreu a Amazônia, fez as primeiras imagens aéreas da região, mostrou sua fauna e flora, a economia, os índios, os caboclos e seus costumes. Trata-se da maior documentação visual da área já realizada, com mais de 50 filmes, entre os quais “No País das Amazonas” (1921) e “No Rastro do Eldorado” (1925), revelando uma Amazônia que já não mais existe.

Serviço:
Cine Clube Galpão IV: “O Cineasta da Selva”
Data: dia 1º de agosto, às 18h
Local: Galpão IV
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9 - dentro da fábrica São Pedro - esquina com a Av. Galileu Bicudo na rotatória do Morro do Teatro
Entrada franca

Comentários