Cinema

Publicado: Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cinco filmes brasileiros para assistir e aprender durante as férias

Produções retratam momentos históricos.

Com o tempo livre, alunos da rede estadual de São Paulo podem aproveitar para conhecer um pouco mais do cinema nacional. Rico em filmes sobre momentos históricos e personalidades brasileiras, as produções também são uma opção para entreter. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado elaborou uma lista com cinco filmes brasileiros, incluindo o indicado ao Oscar e vencedor do Festival de Berlim:

Batismo de sangue - Ambientado no fim dos anos 60, o filme mostra o envolvimento da Igreja na luta contra a ditadura militar no Brasil e o apoio aos grupos de luta armada. Para os interessados no período, o filme "O que é isso, companheiro?" também é uma boa dica. Candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998, a obra narra a história do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick.

Carlota Joaquina - Embora seja um filme satírico, o longa aborda importantes aspectos da história brasileira, como a transferência da família real portuguesa ao Brasil, a transformação do Rio de Janeiro para o recebimento da nova corte e, principalmente, a relação entre Dom João e a “Megera de Queluz”.

Olga - A história da judia alemã Olga Benário é o tema central do filme. Companheira do militante Luís Carlos Prestes, Olga sofreu nas mãos do governo Vargas e foi deportada para a Alemanha Nazista. O filme também mostra mais sobre o envolvimento brasileiro na segunda guerra mundial e as políticas das décadas de 1930 e 1940.

Central do Brasil - Como é a vida de pessoas que precisam sair de seus estados para encontrar uma vida melhor em outro lugar? O filme aborda questões como as diferenças regionais, o analfabetismo e a identidade cultural dos brasileiros. O longa de Walter Salles é um dos mais premiados do cinema nacional, incluindo Festival de Berlim, Globo de Ouro, BAFTA e Havana. Além disso, Fernanda Montenegro foi a única indicada ao Oscar de melhor atriz por atuação em língua portuguesa.

Comentários