Cinema

Publicado: Segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Animação que conta a história do café tem pré-estreia em Itu

Evento de lançamento reuniu um grande público.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Animação que conta a história do café tem pré-estreia em Itu
Danilo Moraes, Wandi Doratiotto, Vera Holtz e Maurício Squarisi na pré-estreia do filme

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O filme animado “Café, um dedo de prosa”, que conta a história de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, teve sua pré-estreia realizada em Itu no sábado, dia 25 de outubro, no auditório do Paço Municipal. O diretor Maurício Squarisi e os atores Vera Holtz e Wandi Doratiotto, que fazem a narração do longa-metragem, estiveram presentes no evento de lançamento, que contou com grande público.

Com uma abordagem leve e descontraída, o filme mostra a origem do café, seu impacto na história do Brasil e do mundo e até a importância dele nos movimentos abolicionistas. O poder do café no desenvolvimento econômico do interior paulista, como a construção de ferrovias, também foi abordado na produção, que teve como fonte o livro “História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Vera Holtz e Wandi Doratiotto vão contando essas histórias através de um divertido bate-papo que acontece em uma cafeteria. Os dois atores foram uma escolha pessoal de Squarisi, que queria legítimos sotaques paulistas para a narração. Doratiotto também é responsável pela trilha sonora do filme, que foi desenvolvida em parceria com seu filho, Danilo Moraes.

Antes da exibição do filme para o público, os atores e o diretor conversaram com a imprensa. Squarisi explicou que sempre quis fazer um filme sobre o café. A bebida também trouxe Vera e Wandi para a produção, já que os dois também são profundos admiradores da bebida e aceitaram de prontidão o convite do diretor. “O importante é ter essa empatia”, disse Vera Holtz.

“O filme é rigorosamente histórico, mas é cheio de brincadeira, de humor, de música”, conta o diretor, que animou 90% da produção e contou com a colaboração de outros animadores que utilizaram técnicas diversas. “Você não vai encontrar um erro histórico ali. Você vai se divertir, mas vai aprender”, conta Squarisi, afirmando que esse era o objetivo que ele esperava.

Grande público

A sessão de lançamento de “Café, um dedo de prosa” atraiu um grande público. Crianças, jovens e adultos prestigiaram a pré-estreia, aplaudindo os produtores e os atores. Antes da exibição do filme, os presentes puderam acompanhar um making off, que mostrou todo o desenvolvimento da obra. Além disso, todos puderam degustar um delicioso cafezinho preparado na hora.

Sobre o filme

“Café, um dedo de prosa” é um projeto aprovado pelo ProAC em 2012 que tem produção executiva da D’Color Produções Culturais e patrocínio das empresas SAPA, Tuberfil e Grupo Simeira. Agora, Squarisi procura empresas de distribuição para lançar o filme nos cinemas. Ele também pretende exibir o filme em festivais e em eventos especiais. Alguns deles já estão marcados para acontecer em Juiz de Fora (MG) e em Lisboa, capital de Portugal.

Comentários