Cinema

Publicado: Quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ancine divulga resultado final do Prêmio Adicional de Renda 2016

58 empresas dividirão o valor de R$3 milhões.

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou, no dia 8 de novembro, o resultado final do Prêmio Adicional de Renda - PAR 2016. Um total de 58 empresas exibidoras, responsáveis por 70 complexos cinematográficos, dividirá o valor de R$3 milhões. A premiação vai beneficiar 89 salas de cinema em 12 estados do país e no Distrito Federal. Veja aqui a ata com o resultado final!

O Prêmio Adicional de Renda é destinado a grupos e empresas exibidoras cinematográficas nacionais de pequeno e médio porte, com no máximo 20 salas, e visa viabilizar a modernização dos seus sistemas de projeção e sonorização para a tecnologia digital. Dentro do projeto de digitalização, inclui-se, também, o custeio da automação de bilheteria e de complementos tecnológicos para promoção da acessibilidade a pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Concorreram ao PAR 2016 as empresas com complexos de exibição de até duas salas que cumpriram a Cota de Tela do ano de 2015.

“Essa iniciativa da Ancine visa principalmente atender aos pequenos e médios exibidores brasileiros, impulsionando-os para a atualização tecnológica de suas salas. Desde o início do processo de digitalização, tivemos essa preocupação de olhar para todos os exibidores, de todos os tamanhos e de todas as regiões do País, para que tivessem as mesmas condições de avançar no processo de modernização, sem que salas precisassem ser fechadas. Hoje temos o parque exibidor mais moderno da história, com 99,1% das salas digitalizadas”, avalia o diretor-presidente da Agência, Manoel Rangel.

Conforme estabelecido pelo edital, a pontuação de cada complexo, que determinou o valor da premiação destinado às empresas, foi calculada de acordo com o número de dias de exibição de longas-metragens brasileiros entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. A diversidade de títulos exibidos no período também foi valorizada.

O prêmio recebeu inscrições de empresas exibidoras com complexos de até duas salas de cinema e pertencentes a grupos econômicos com um máximo de 20 salas. A iniciativa visou atender aos pequenos exibidores, que encontram maior dificuldade para conseguir financiamento e realizar a digitalização de suas salas.

O Prêmio Adicional de Renda 2016 será concedido às empresas exibidoras por meio da celebração de um Termo de Concessão de Apoio Financeiro. A partir da assinatura do termo, as empresas contempladas deverão apresentar as propostas de destinação dos recursos em um prazo máximo de 60 dias. Os recursos deverão ser utilizados em projetos de digitalização da projeção cinematográfica, automação de bilheteria, ou em reformas das salas com vistas a possibilitar maior acessibilidade a pessoas com deficiência. Os valores serão liberados após a aprovação das propostas.

Comentários