Cinema

Publicado: Terça-feira, 25 de abril de 2017

"A Vida em Israel" é a próxima mostra do Cine SESI/SP no Mundo

Filmes serão exibidos entre 2 de maio e 20 de junho.

"A Vida em Israel" é a próxima mostra do Cine SESI/SP no Mundo
Cena do filme "A Missão do Gerente de Recursos Humanos"

Na décima edição do Cine SESI-SP no Mundo, a viagem proposta é para o Oriente Médio, conduzida por oito filmes israelenses premiados, que mostram o cotidiano do único país de maioria judaica no mundo. A reflexão sobre os cenários, referências e costumes desse país, que parece tão distante cultural e geograficamente, pode revelar uma proximidade maior do que se imagina com o Brasil.

O SESI Itu exibirá, entre os dias 2 de maio e 20 de junho, os filmes da mostra "A Vida em Israel", realizada em parceria com o Consulado Geral de Israel. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu SESI.

Com curadoria do SESI-SP, os filmes escolhidos datam da primeira década do século XXI, período que o cinema israelense ganhou maior relevância no mundo, conquistando prêmios em importantes festivais.

O filme mais premiado de Israel, "A Banda", de 2007, do diretor Eran Korilin, somou mais de 70 indicações e 46 conquistas, entre elas o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes, poderá ser conferido pelo público da mostra. Livre para todos os públicos, a comédia apresenta a convivência amistosa entre um conjunto musical egípcio e um povoado israelense, apesar da cicatriz entre os povos, consequente de suas rivalidades históricas e ainda latentes.

Estão presentes na mostra nomes como Eytan Fox e Eran Riklis, que ganharam destaque ao dirigirem produções que entraram no circuito comercial brasileiro. Como eles, os demais cineastas da mesma época, preferiram simplesmente tratar sobre o dia a dia, em vez de escancarar as questões políticas e religiosas de sua terra.

"A Missão do Gerente de Recursos Humanos", de 2010, de Eran Riklis, traz a violência como pontapé inicial da história, tratada num contexto tragicômico, pela figura de um gerente de RH da maior panificadora de Jerusalém, que é obrigado a ter uma postura realmente mais humana, depois de ser criticado por suas reações insensíveis.

Outro aspecto da realidade local, o serviço militar obrigatório para homens e mulheres (praticamente todos os jovens israelenses são levados para linhas de defesa), é retratado no filme "Delicada Relação", de 2002, do diretor Eytan Fox, tendo como verdadeiro foco o romance entre dois soldados.

"Dias Congelados" é mais um exemplo. O filme de 2005, dirigido por Danny Lerner, aborda um atentado a bomba, no contexto de uma jovem solitária de Tel Aviv, que após o encontro com uma das vítimas começa a questionar a própria realidade.

A programação completa irá percorrer 38 unidades do SESI-SP em todo Estado, além da Unidade Móvel de Artes e Cultura e o Centro Cultural Fiesp.

Sobre o cinema israelense

Israel é um dos poucos países desenvolvidos cuja fundação é posterior à disseminação da arte cinematográfica pelo mundo. Da década de 1950, suas primeiras produções são filmes heroicos e patrióticos, produzidos com incentivo do Estado. O primeiro filme israelense a ter sucesso internacional data de 1964, "Sallah Shabati" foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Os filmes de 1970 foram os primeiros a trazer questões políticas e históricas, com assuntos como o Holocausto. Em 1980, diretores e atores israelenses começam a aparecer e a língua nacional, hebraica, passa a ser utilizada.

Já nos anos de 1990, os filmes privilegiaram o humano, os tabus e temas da vida cotidiana, arraigados de valores e questões religiosas e sociais. Dispensando a figura maniqueísta de heróis e vilões, os filmes buscaram registrar as minorias e aqueles que estavam à margem e conquistaram maior interesse internacional.

Dessa forma, o cinema israelense passa a receber atenção dos coprodutores internacionais, maior investimento do governo e as TVs locais começaram a participar da produção cinematográfica.

Nos anos 2000, o que mudou foi a forma do audiovisual abarcar os conflitos que permeiam a vida cotidiana. Os filmes mantiveram a característica de retratar a realidade do país, mas de maneira não panfletária, sem assumir lados e opiniões e sem fugir dos temas polêmicos, mas deixando-os nas entrelinhas, para conclusão e reflexão do público.

O resultado do trabalho autoral dos anos 1990 e o desenvolvimento técnico que conferiram melhor qualidade à produção cinematográfica israelense nos anos 2000 é o que chega ao público da mostra: produções premiadas internacionalmente, com diversidade de temas e maturidade artística.

Programação SESI Itu
Cine SESI-SP no Mundo: A Vida em Israel

A Banda2 de maio, terça-feira, às 19h

As Aparências Enganam - 9 de maio, terça-feira, às 19h

A Enchente - 16 de maio, terça-feira, às 19h

Aviva, Meu Amor - 23 de maio, terça-feira, às 19h

Dias Congelados - 30 de maio, terça-feira, às 19h

As Medusas - 6 de junho, terça-feira, às 19h

A Missão do Gerente de Recursos Humanos - 13 de junho, terça-feira, às 19h

Delicada Relação - 20 de junho, terça-feira, às 19h

Cine SESI-SP no Mundo


Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. O projeto, realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, nem sempre presente nos circuitos comerciais.

Os dramas, comédias, documentários, entre outros gêneros, integram as mostras, que têm a diversidade curatorial como destaque. A seleção dos filmes vai desde os títulos clássicos até os contemporâneos e contemplam diferentes públicos.

Com a crença de que a arte e a cultura são agentes de transformação e desenvolvimento social, a pluralidade cultural apresentada pelo Cine SESI-SP no Mundo estimula a reflexão sobre a realidade e o mundo em que vivemos, a cada nova edição em que um país é retratado. 

Serviço:
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: A Vida em Israel
Local: SESI Itu – Sala de Atividades Culturais – Rua José Bruni, 201, São Luiz
Datas: de 02 maio a 20 de junho
Capacidade: 30 lugares 
Informações: (11) 4025-7332
Entrada gratuita – Os ingressos podem ser reservados pela internet na página www.sesisp.org.br/meu-sesi.  

Comentários