Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 9 de março de 2012

Seja um voluntário! Web do Bem dessa semana defende essa ideia!

O ato pode ser feito presencialmente ou pela internet.

Seja um voluntário! Web do Bem dessa semana defende essa ideia!
Faça você também a sua parte!

Por Camila Bertolazzi

Abra seu coração! Divida momentos de alegria! Compartilhe o sofrimento! Seja um voluntário! A Web do Bem dessa semana apresenta o site “Voluntários Online (VOL)”, um portal que possibilita o encontro entre pessoas dispostas a ajudar e organizações que precisam do voluntariado.

O trabalho consiste basicamente em ser o elo entre aquelas pessoas que desejam colocar suas habilidades, tempo e talento, à disposição de organizações não governamentais que necessitam dessa mão de obra para oferecer um serviço de melhor qualidade ao seu usuário.

“Além da intermediação entre voluntários e organizações, nos preocupamos em trabalhar a capacitação de todos os envolvidos”, afirma a coordenação. O VOL oferece cursos como Elaboração de Projetos, Gestão de Projetos, Gerenciamento de Voluntariado Online, Voluntários em Situação de Desastre, entre outros.

O trabalho voluntário pode ser presencial ou pela internet. Você pode contar histórias, dar aulas, tocar violão, entre outras. São muitas as atividades voluntárias que podem ser feitas presencialmente em escolas, asilos, hospitais e outros lugares. Há sempre algo para ajudar. Há ainda atividades como traduções, pesquisas, diagramações, divulgação de boas práticas pelas redes sociais e outras que podem ser feitas sem sair de casa. Por meio da internet é possível utilizar seus conhecimentos profissionais para ajudar os outros, como dar assistência jurídica ou escrever reportagens. As vagas são para todos os estados brasileiros.

Além disso, você pode ajudar fazendo parte das redes sociais e colaborando como um infoativista ao divulgar, em seus perfis, informações sobre boas práticas e exercício da cidadania e voluntariado transformador. Atualmente o VOL conta com mais de 36 mil voluntários cadastrados e 500 ONGs em todo o país.

Um projeto interessante que visa o bem geral. Vale a pena conhecer!

Comentários