Região

Publicado: Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Parque Ecológico de Campinas tem Danças Circulares neste domingo

Evento gratuito ocorre das 10 às 12 horas.

Parque Ecológico de Campinas tem Danças Circulares neste domingo
As Danças Circulares resgatam uma prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa.

No próximo domingo, 24 de fevereiro, acontece mais uma roda mensal de Danças Circulares de 2013, no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, em Campinas. O evento é gratuito e ocorre sempre das 10 às 12 horas, no antigo restaurante do Parque (local coberto), localizado na saída para Souzas.

"A atividade existe no Parque desde 2006 e não é necessário ter experiência com algum tipo de dança, apenas disposição e alegria! Lembre-se de levar sua caneca ou copo, nós levaremos uma refrescante água com hortelã", convida a focalizadora Mairany Gabriel.

Acompanhe o calendário anual de Danças Circulares no Parque Ecológico de Campinas em 2013, sempre no último domingo do mês:

24 de Fevereiro
28 de Abril
26 de maio
30 de Junho
28 de Julho
25 de Agosto
29 de setembro
27 de Outubro
24 de Novembro
Dezembro – a definir

Sobre a focalizadora

Mairany Gabriel é arte educadora, especialista em arteterapia, focalizadora de Danças Circulares, pós-graduada em Danças Circulares e Jogos Cooperativos pela Universidade da Paz (Unipaz – Campinas) e mestra Reiki.

Sobre as Danças Circulares

As Danças Circulares resgatam uma prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador. Reconhecida também como uma forma de meditação ativa, a Dança Circular é recomendada para pessoas de qualquer idade, raça, religião ou profissão.

Estudos comprovam que a Danças Circulares podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação periférica, diminuir a pressão arterial, promover perda calórica e fortalecimento muscular, atenuar as dores e prevenir problemas futuros posturais e de artrose. Além disso, por ser uma atividade física aeróbia e prazerosa, libera os hormônios endorfina e ocitocina, ambos relacionados com a sensação de prazer e bem estar.

Sobre o Parque Ecológico

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (mais conhecido como Parque Ecológico) é um parque localizado na Região Leste da cidade de Campinas. Possui uma variada infraestrutura numa área de 110 ha e um projeto paisagístico de Burle Marx, com um complexo de construções tombadas do século XIX: uma casa grande; sete quadras poliesportivas, campos de futebol society, quadras de bocha e malha, playground, dois estacionamentos (capacidade para mil automóveis), áreas para piquenique e o Museu Histórico Ambiental, que desenvolve programas de educação ambiental.

O Parque Ecológico foi construído no local da antiga Sesmaria e Engenho Fazenda Mato Dentro, fundada em 1806 pelo Sesmeiro Joaquim Aranha Barreto de Camargo e passada, em 1820, à propriedade de sua filha, Maria Luzia de Sousa Aranha, a Viscondessa de Campinas, e a seu genro e sobrinho, Francisco Egydio de Sousa Aranha. Na época de sua fundação, o engenho tinha 1515 alqueires de terras. Em 1937, as terras foram incorporadas à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como estação experimental do Instituto Biológico. Em 1987 o local foi transformado em Parque Ecológico pelo governo estadual.

Serviço
Danças Circulares no Parque Ecológico
Data: 24 de fevereiro de 2013 (domingo)
Hora: das 10 às 12 horas
Local: antigo restaurante do Parque Ecológico Mons. José Salim - Saída para Souzas – Campinas
Entrada gratuita

Comentários