Região

Publicado: Quinta-feira, 25 de junho de 2015

Banda Black Rio faz apresentação na Concha Acústica do Taquaral

Show acontece neste domingo, a partir das 17 horas.

Banda Black Rio faz apresentação na Concha Acústica do Taquaral
A Banda Black Rio tem sido uma referência para o mundo da música

A Banda Black Rio irá se apresentar neste domingo, dia 28 de junho, às 17 horas, na Concha Acústica do Taquaral, em Campinas. O show, com entrada gratuita, abre a segunda edição da série Movimento Grandes Bandas Grandes, que já trouxe importantes nomes da MPB à cidade. A realização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o bar/restaurante Almanaque Café.

A série, que já trouxe nomes importantes da cena instrumental como Mantiqueira, Hermeto Pascoal, Jazz Combo, entre outros, é uma idealização de Tiago Gomes (curador) e Caco Piccoli. O objetivo do projeto, segundo Gomes, é criar mais um espaço para a difusão cultural do gênero.

“Sinto uma real necessidade de que, cada vez mais, espaços sejam viabilizados com o intuito de trazer ao conhecimento do grande público a obra de artistas que se dedicam integralmente na criação e no cuidado daquilo que temos de melhor e que nos define como brasileiros em relação ao mundo todo, que é a nossa música. Nada melhor que trazer isso em um dos melhores estilos que produzimos, as nossas grandes bandas de música brasileira”, afirma.

Sobre a Banda

Nos anos 70, quando a Banda Black Rio (BBR) surgiu, foi estabelecida uma clara filosofia - ter o samba com funk-grooves nas bases, trazer encorpados arranjos de metais e misturar tudo harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros. Desde então, tem sido uma referência para o mundo da música. Artistas como MosDef e a banda Incognito têm gravado suas músicas. Ao longo dos anos, a banda teve várias formações e competentes músicos fizeram respeitosamente parte dessa continuidade.

Em 1977, a Banda Black Rio lançou o primeiro disco - Maria Fumaça - pela Warner Music. Em 1978, lançou pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal, considerado um dos melhores álbuns já lançados no mercado. O terceiro álbum - Saci Pererê - foi lançado em 1978 e relançado em 1980. A partir daí, a banda ganha ainda mais força no mercado internacional.

Após uma longa parada, a Black Rio foi retomada numa nova formação. Em 2000, lançou o CD Movimento e, em 2002, lançou na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, a Black Rio expandiu seu conceito e levou ao público seu 6º álbum - Super Nova Samba Funk. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical, é a unificação da música negra numa variedade de ritmos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. O disco é produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação. William tem sido, por mais de uma década, a pessoa que mantém a chama da banda acesa.

O álbum mostra ao seu público que o conceito original está vivo e modernizado. Conta com importantes ícones da música black como Gilberto Gil, Elza Soares, Seu Jorge, entre outros craques da MPB.

Serviço:
Show com a Banda Black Rio
Data: 28 de junho (domingo), às 17h
Abertura do show com DJ Barata, às 16h
Local: Concha Acústica do Taquaral (Lagoa do Taquaral)
Entrada gratuita

Comentários