Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 12 de maio de 2011

Web do Bem: Carinho de verdade contra a exploração sexual

Campanha nacional contra o abuso de crianças e adolescentes.

Crédito: carinhodeverdade.org.br Web do Bem: Carinho de verdade contra a exploração sexual
Reynaldo Gianecchini e muitos outros famosos de braços abertos para a campanha Carinho de Verdade

Por Deborah Dubner

O Brasil escolheu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Criado no ano de 2000, em razão do bárbaro crime da garota Araceli Cabrera Crespo, na cidade de Vitória (ES), o dia tornou-se símbolo dessa luta. Somente no primeiro semestre de 2010, segundo dados do Disque Denúncia Nacional, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual no Brasil.

Em homenagem a esta data, a série Web do Bem indica o portal “Carinho de Verdade”, que nasceu com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade brasileira, instituições, empresas e organizações sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Muitas Parcerias

A campanha de mobilização Carinho de Verdade foi lançada no dia 19 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil, o Sesc/Senac, a Petrobrás, a Firjan e várias organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil.

O “Carinho de Verdade” tem como foco o fortalecimento da divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos além dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Busca, com as ações desenvolvidas, contribuir para o fortalecimento da rede de proteção, enfrentamento e consolidação de um pacto social pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

O maior abraço do mundo

Para o lançamento da campanha, uma ação de impacto foi realizada no Rio de janeiro. Oito projetores de 15.000 Al cobriram a estátua do Cristo Redentor com imagens da cidade e de animações em 3D, culminando com o "maior abraço do mundo". O video se espalhou pelo Youtube alcançando mais de 30.000 exibições.


Seminários internacionais

As iniciativas da campanha não vão se limitar às ações realizadas no Brasil. Dois seminários internacionais foram realizados em Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), para apresentar as iniciativas nacionais, públicas e privadas, promover o enfrentamento do problema, conhecer as ações realizadas por esses países e buscar fortalecer a articulação uma rede internacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Informação

Cursos, programas de saúde e educação, projetos educacionais, sistemas de apoio e muito mais fazem parte das opções para que você se engaje neste movimento. Um link dedicado a informar o cidadão sobre tudo o que envolve o abuso sexual faz parte do portal. Você encontrará legislação, políticas públicas e aspectos psicossociais. Informe-se para pode agir!

Redes Sociais em ação

O objetivo da campanha é desenvolver ações que levem informação e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.). Com isso busca-se contribuir na construção de uma sociedade mais atenta e engajada em reduzir a indiferença e a tolerância da exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se, portanto, de um trabalho de educação social com o objetivo de ajudar a construir uma nova cultura na sociedade marcada pela conscientização da gravidade do problema.

Entre as campanhas realizadas, uma que se destacou foi a “50 mil tweets contra a Exploração Sexual”, que em pouco mais de duas semanas alcançou a meta através da mobilização das pessoas nas redes sociais.

Encontre o Carinho de Verdade nas mídias sociais:
Youtube - www.youtube.com/user/carinhodeverdade?blend=23&ob=5
Twitter - www.twitter.com/#!/carinhoverdade  
Facebook - www.facebook.com/CarinhodeVerdade  
Tumblr - www.carinhodeverdade.tumblr.com
Flickr - www.flickr.com/photos/carinhodeverdade  
Orkut - www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17052048136480194976&rl=t

A hora é agora

Cada cidadã e cidadão têm papel fundamental na erradicação do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade. Você não pode ficar indiferente. Tenha uma atitude pró-ativa e ajude o Brasil a se livrar desse problema social que rouba a infância e adolescência de nossas crianças e jovens.

Existem diversas formas de você fazer parte dessa mobilização nacional e ajudar a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Veja alguns exemplos:
- fale com seus amigos, parentes e colegas de trabalho
- ajude a multiplicar as informações
- participe de projetos sociais na sua comunidade, bairro ou cidade
- participe de instituições como o Conselho Tutelar ou Conselhos de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes em sua cidade
- exerça controle social, fiscalizando as políticas públicas existentes e verificando se elas estão sendo efetivas na redução do problema
- organize debates em sua escola, local de trabalho, universidade
- divulgue o site www.carinhodeverdade.org.br, e convide mais pessoas a abraçarem a causa e serem agentes dessa mobilização nacional

canal Youtube: carinhodeverdadeCampanha visa engajar brasileiros contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Leia mais: www.carinhodeverdade.org.br

Comentários