Bem estar

Publicado: Terça-feira, 15 de maio de 2018

Secretaria de Saúde amplia locais de vacinação contra a gripe em Itu

PAM do Parque Industrial também fará a imunização.

Crédito: Beto Silvestre/Prefeitura Itu Secretaria de Saúde amplia locais de vacinação contra a gripe em Itu
População tem mais um ponto de vacinação na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu amplia, a partir desta terça-feira, 15 de maio, a quantidade de pontos de vacinação contra Influenza. Além das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) localizado no Parque Industrial também fará a imunização, diariamente, das 19h às 22h. A decisão se deve à baixa procura pela vacina, registrada em Itu e em outras cidades do país.

“O índice de cobertura vacinal em Itu, até o último dia 14 de maio, foi de 37,25%. Estamos preocupados porque vacinamos apenas 11.590 pessoas de um total de 31.111 pessoas que é a nossa população alvo. É importante que os grupos contemplados pela campanha procurem um ponto de vacinação para se imunizarem. Vale lembrar ainda que o risco de reação é pequeno e que a proteção é uma medida indicada, pois a gripe tem fácil propagação e pode ocasionar inclusive hospitalização e levar a óbito”, alerta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

Este ano a campanha de vacinação contra influenza contempla trabalhadores da saúde (redes pública e privada), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica), professores (redes pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o governo do Estado de São Paulo, a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

Comentários