Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Projeto "Polvinhos de Crochê" é desenvolvido em UTI Neonatal de Itu

Brinquedo busca oferecer conforto e aconchego aos bebês.

Crédito: Divulgação/São Camilo Projeto "Polvinhos de Crochê" é desenvolvido em UTI Neonatal de Itu
Os polvinhos de crochê são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros

Os bebês atendidos pela UTI Neonatal da Santa Casa de Itu recebem um mimo todo especial, enquanto passam pelos cuidados do tratamento. No local é desenvolvido o "Polvinhos de Crochê", que funciona como uma terapia para os pequenos.  

O projeto teve início através da doação dos polvinhos por uma moradora da cidade que decidiu investir seu trabalho, carinho e amor a esta causa. Ela busca confeccioná-los com materiais que trazem maior conforto e aconchego, que não desbotam e com cores vivas, pois as cores contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva dos bebês. Sem contar que os brinquedos são cuidadosamente confeccionados, com pontos bem unidos para não oferecer nenhum risco aos pequenos.

Os polvinhos de crochê são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros. Quando os bebês abraçam o brinquedo, os tentáculos do polvo remetem ao cordão umbilical, assim eles sentem a segurança do útero. De acordo com relatos de pais e profissionais da saúde das UTIs Neonatais que receberam o projeto, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evita que eles puxem os fios dos monitores e tubos de alimentação.

História

O projeto nasceu na Dinamarca em 2013 e desde então vem ganhando o mundo. O objetivo é ajudar bebês recém-nascidos prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras das unidades de terapia intensiva. Antes de colocar o polvo em contato com os prematuros, ele é esterilizado em autoclave e quando o bebê recebe alta do hospital, ele pode levar o brinquedo para casa.

Comentários