Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Praça do Carmo sedia ação educativa sobre hanseníase

Atividade acontece neste sábado, dia 17 de setembro.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Praça do Carmo sedia ação educativa sobre hanseníase
Praça do Carmo

Neste sábado, dia 16 de setembro, das 10h às 14h, na Praça da Independência (Praça do Carmo), haverá uma ação educativa sobre hanseníase promovida pela Prefeitura de Itu e pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O evento contará com distribuição de folhetos informativos e orientação.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium lepare (M.Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto, poucos adoecem (baixa patogenicidade). Vale ressaltar que estas propriedades não ocorrem em função apenas de suas características intrínsecas, mas dependem, sobretudo, da relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos.

A doença é transmitida principalmente pelas vias aéreas superiores, por meio do contato íntimo e prolongado por mais de cinco anos de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento. Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, a melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram o quadro da hanseníase, que há mais de 20 anos tem tratamento e cura.
 

Comentários