Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estação mais fria do ano exige cuidados com a pele

Leia dicas sobre hidratação, esfoliação e tratamentos!

Crédito: Camila Bertolazzi / Itu.com.br Estação mais fria do ano exige cuidados com a pele
Se o inverno traz um pouco mais de dificuldade nos cuidados diários com a pele, por outro lado, é a época ideal para a realização de alguns tratamentos estéticos

Por Camila Bertolazzi

Temperaturas mais baixas, frio e tempo seco. A combinação perfeita para uma pele ressecada e sensível. Para evitar problemas, é preciso caprichar na hidratação da pele durante esta época do ano, mas lembrando que os cuidados podem variar de acordo com o tipo de pele.

Segundo Vivian Veroneze, proprietária da Allegra Estética, as peles oleosas, com tendência a acne, e com poros dilatados, podem piorar com o uso de cremes hidratantes, neste caso é recomendado limpeza diária com adstringentes, cremes noturnos a base de vitamina C e hidratantes a base de gel. “Os hidratantes faciais para a pele oleosa precisam ser sem óleo, mas consistente o suficiente para formar uma película que impeça a perda excessiva de água da epiderme, a primeira camada da pele”, explica.

Já quem tem pele sensível, é necessário usar hidratantes que contenham características antiinflamatórias para prevenir irritações, além de evitar loções de limpeza que contenham álcool em sua formulação. As pessoas com pele seca devem ter um cuidado especial. “Elas ficam mais propensas ao ressecamento e requerem sabonetes suaves a base de glicerina e com pouca pigmentação; cremes hidratantes ao dia e cremes nutritivos à noite”, ressalta a especialista.

Outra dica importante, segundo Veroneze, é evitar banhos muito quentes. “A água quente retira a proteção natural da pele, que evita a perca de água do organismo para o meio externo; a consequência disso pode ser a desidratação”. A recomendação é que os banhos não passem de oito minutos, “mas quanto mais rápido melhor para nossa pele”, completa. O couro cabelo sofre com o mesmo problema: a água quente pode causar ressecamento, que favorece o aparecimento da caspa. Tudo isso sem esquecer da hidratação. “Recomendado uso de óleo trifásico após o banho, pois é mais completo e já hidrata”.

A especialista lembra ainda que, apesar do friozinho, o uso de protetores solares com hidratantes é muito importante, pois, além de proteger, evita o envelhecimento precoce da pele. “Os raios solares estão por toda a parte; o protetor é indispensável, pelo menos três vezes ao dia”.

Os lábios também merecem um cuidado especial nessa época do ano, pois costumam sofrer bastante com o frio. “Em alguns casos a manteiga de cacau não é suficiente para proteger contra o ressecamento; o mais indicado é o uso de hidratante específico, de preferência com ceramidas na formulação”, explica a fisioterapeuta especializada em estética. Outra recomendação é evitar os batons de longa duração e com muito pigmento, pois eles costumam ressecar a pele dos lábios.

Esfoliação

O uso de esfoliantes deverá ser cauteloso. Segundo Vivian Veroneze, a frequência correta é de uma vez por semana, para não retirar a camada protetora da pele e com isso expô-la ainda mais aos agressores climáticos. “Uma dica é substituir por buchas naturais, que são menos abrasivas”. Mas, desde que usada moderadamente, a esfoliação é bem-vinda no inverno, porque retira as células mortas preparando a pele para absorção de nutrientes do hidratante. “O óleo de avelã, macadâmia e germe de trigo são ativos de hidratantes corporais que são muito agradáveis e potentes”.

Já a esfoliação facial não é indicada para ser feita em casa. “Se realizada em uma clínica especializada, serão feitas esfoliação e hidratação adequadas”, explica Veroneze.

Tratamento Estético X Inverno

Se o inverno traz um pouco mais de dificuldade nos cuidados diários com a pele, por outro lado, é a época ideal para a realização de alguns tratamentos estéticos. Com a baixa incidência dos raios solares, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados e reduzindo os riscos de manchas.

Segundo a fisioterapeuta especializada em estética, nesta época do ano o destaque são os tratamentos faciais, além dos indicados drenagem linfática, radiofrequência, ultra-som e massagens redutoras com manta térmica para quem quer estar com tudo em cima no verão. “No entanto, os melhores resultados são apresentados em quem segue uma dieta balanceada e pratica exercícios físicos”, conclui.

Comentários