Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

'Não há queima de gordura rápida', afirma professor da Fama Fitness

Profissional da academia dá orientações sobre emagrecimento.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br 'Não há queima de gordura rápida', afirma professor da Fama Fitness
José Fernando e José Adilson são irmãos e são os responsáveis pela Fama Fitness Academia

Por André Roedel

Numa época em que a propaganda é a alma do negócio, é difícil encontrar pessoas que falem o real sem rodeios. No caso do emagrecimento, é comum ver certas academias propagarem que dá pra queimar gordura de forma rápida. Mas, para José Adilson Nunes, profissional de Educação Física da Fama Fitness Academia, uma das principais academias de Itu, isso é um mito.

“Não há queima de gordura rápida. Existe um trabalho em longo prazo. Em longo prazo e correto. Também não tem no mercado um suplemento que vá fazer milagre, que vá fazer a pessoa emagrecer rápido”, comenta o educador físico formado pela FEFISO. Para ele, o correto é a pessoa perder até dois quilos por mês, o que ele considera uma perda saudável.

Planejamento

Para perder peso da maneira certa, o aluno tem que se planejar. “Se eu ficar 10 meses e conseguir perder dois quilos por mês, eu vou perder 20 quilos. Ajuda muito. Mas a pessoa sempre chega naquela ansiedade”, comenta José Adilson. Além de perder o peso, o aluno tem outra preocupação: não deixá-lo voltar. Por isso ele também deve mudar os hábitos, se exercitando mais e melhorando a alimentação.

Para aqueles alunos que começam o ano frequentando a academia e desistem no meio, José Adilson deixa o recado: isso atrapalha o desenvolvimento. Mas, com a mudança do público e dos objetivos, essa evasão diminuiu. “Do adulto pra frente (o objetivo) já é a qualidade de vida, controle das taxas de glicemia, colesterol, prevenção etc. Isso faz com que diminua a fuga das pessoas no inverno”, explica.

Novos objetivos

José Adilson diz que, antigamente, a busca pelas academias era por estética. “Hoje a gente já detecta a necessidade da qualidade de vida mesmo. Até porque mudou bastante a faixa etária que frequenta a academia. Hoje a gente tem os jovens, adolescentes e adultos, mas principalmente os idosos”, comenta o profissional, que recomenda às pessoas da terceira idade a musculação. “É super indicado para elas, para evitar osteoporose, esse tipo de doença”, explica.

Modalidades diversas

Pessoas de diversas idades procuram a Fama Fitness, da criança de cinco anos até o idoso de oitenta anos. Isso graças às diversas modalidades oferecidas pela academia, como ioga, aulas de circo, exercício militar, lutas em tatame (como jiu-jitsu e taekwondo) e ringue (como boxe e o muay thay), entre outras.

Apesar da gama de modalidades oferecidas, a musculação ainda é a mais procurada. “Pela facilidade em relação ao horário e disponibilidade de dia, a musculação ainda é o carro-chefe das academias. Você pode chegar aqui seis horas da manhã, meio-dia ou uma hora da tarde que a academia vai estar te esperando e você vai fazer seu exercício”, explica o profissional de Educação Física.

Academia demais faz mal

Como tudo na vida, malhar em excesso também faz mal. “No começo a atividade física traz benefícios, mas chegam alguns momentos que a pessoa quer fazer demais e você vê que influi até na vida social dela. Ela deixa de ir numa festa porque ela tem que dormir cedo para ir treinar. Ela começa a colocar o treinamento à frente de outras coisas da vida dela”, comenta José Adilson, que também alerta para a vigorexia.

“Existe hoje o que seria o contrário da anorexia, que é a vigorexia, um dos grandes problemas das academias. O vigoréxico é aquela pessoa que acha que não está forte o suficiente. Então ele olha pro colega do lado e acha que esse colega está mais forte que ele. ‘Eu tô fraco, preciso ficar mais forte ainda’, ele pensa. E aí a gente começa a detectar que não é saudável”, explica o educador físico.

Outro grande problema nas academias é quando começa a busca desenfreada pelo “corpo perfeito”. “A pessoa (que busca isso) acaba saindo dos padrões de normalidade. Não é normal você tomar suplementos em exagero e até mesmo usar anabolizantes”, comenta. A conscientização é uma briga diária, conta José Adilson, principalmente com os jovens e adolescentes. “Eles acham que serão mais bem aceitos na sociedade a partir do momento que eles se mostram mais fortes que os colegas”, relata.

Cuidados nutricionais

Mas não basta treinar com afinco se a pessoa relaxa na alimentação. Para isso, José Adilson recomenda que o aluno se consulte com um nutricionista para que este profissional indique a dieta correta de acordo com os objetivos visados. E a Fama Fitness mantém convênio com uma nutricionista da cidade e seus alunos têm descontos no valor da consulta. “A nutricionista vai elaborar um plano alimentar e vai passar pra ele (aluno)”, explica o professor da academia.

Outro cuidado que o aluno deve ter é com a suplementação, que não deve ser feita de qualquer maneira e precisa de indicação. “Esse mercado do suplemento esportivo cresceu muito e tem muitas particularidades. Então, se eu quero aumentar a massa muscular eu tenho que usar suplemento tal. Se eu quero melhorar minha performance física, eu tenho que usar outro”, comenta José Adilson.

Adilson também diz que as pessoas confundem muito o uso do termogênico, pensando que vai ajudar no emagrecimento. “Mas ele não age direto assim, queimando gordura”, conta. Ele explica que, ao ingerir os termogênicos, a pessoa fica mais eufórica, se mexendo mais, o que ajuda a queimar calorias – mas não significa que irá emagrecer. O uso indiscriminado desse tipo de produto pode causar problemas de saúde, por isso deve também ser indicado por um profissional apto.

Higiene corporal

A prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente, fazendo uma “limpeza” na pessoa. “A pessoa tem que pensar no exercício como higiene corporal. Do mesmo modo que você escova os dentes, você vai ter que cuidar do seu músculo, cuidar da sua postura. O estilo de vida que a gente leva hoje não exige tanto da nossa musculatura. Então, a atividade física tem que ser para o resto da vida”, alerta Adilson.

Por isso, deixe a preguiça de lado! Comece 2014 e coloque como objetivo de vida melhorar seu condicionamento físico, eliminar o peso extra e viver de forma mais saudável. A Fama Fitness está pronta para recebê-lo. Entre em contato pelo telefone (11) 4403-8004 ou visite a academia, que fica localizada à Rua Bartolomeu Tadei, nº 09, Centro (na antiga Fábrica São Pedro).