Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 29 de março de 2017

Médico de Itu ministra cursos na Espanha sobre cirurgia

Miguel Pedroso fez demonstração de técnica para cirurgiões.

Médico de Itu ministra cursos na Espanha sobre cirurgia
Cirurgião Miguel Pedroso

Especialistas da França, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Israel, Inglaterra e Brasil se reuniram em Sevilha, na Espanha, para discutir as inovações em cirurgias colo-retais. O congresso de “Cirurgia Laparoscópica” foi organizado pela Universidade de Sevilha e aconteceu em fevereiro no salão do Hospital Universitário “Virgen del Rocio”.

O coloproctologista e cirurgião geral, Dr. Miguel Pedroso, que atua principalmente nas cidades de Itu e Salto, participou do evento como convidado, ministrando os cursos “Análise da situação da cirurgia robótica. Necessitamos de um robô?” e o curso de atualização “Cirurgia invasiva colo-retal: Como evitar e como proceder”.

O médico, que participa pela 6ª vez deste congresso, fez demonstração da técnica para uma plateia de cerca de 500 cirurgiões de todo o mundo, onde mostrava conceitos de cirurgias minimamente invasivas.

Em seu curso, para um público composto pelos principais nomes da cirurgia laparoscópica mundial, Dr. Miguel Pedroso explicou porque não é adepto de cirurgias que usam a tecnologia robótica. “Além de serem mais caros, esses procedimentos, muitas vezes, não trazem os resultados esperados. Demonstrei em meu curso as vantagens da aplicação da Laparoscopia tradicional aliada a inovações tecnológicas que hoje estão à disposição da classe médica e que podem trazem excelentes resultados, com menor incômodo ao paciente”, explica.

Coordenador do Instituto Lubeck, instituição de ensino e pesquisa de cirurgias, o médico foi pioneiro no Brasil na realização de uma cirurgia usando a tecnologia Google Glass, que permite a interação dos usuários com conteúdos em realidade aumentada e orientou o médico durante a realização de para uma laparoscopia colectomia direita, um complexo procedimento de retirada parcial do cólon. Durante o procedimento, ele transmitiu imagens e recebeu orientações de um médico à distância, por meio de Hangout.

Essa experiência o cirurgião levou ao congresso através de discussões com profissionais de diversos países sobre as inovações do segmento de cirurgias minimamente invasivas. Dr. Miguel realizou ainda uma cirurgia demonstrativa no Hospital Universitário “Virgen del Rocio”, que é o terceiro maior hospital da Espanha.

Comentários