Bem estar

Publicado: Terça-feira, 14 de novembro de 2017

Itu inaugura Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado

Objetivo é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial

O Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime) será inaugurado no próximo dia 16 de novembro (quinta-feira), às 15h, em cerimônia no Centro de Convivência da Melhor Idade. Iniciativa da Prefeitura de Itu, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e das Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social, o serviço deve oferecer um novo modelo de atendimento aos idosos.

O Caime nasceu do desejo de oferecer serviço de qualidade aos idosos do município de Itu. Projeto inovador, inspirador e inédito, pois utiliza o espaço do Centro de Convivência do Idoso para integrar os serviços de saúde, reabilitação e socialização em nível municipal.

O envelhecimento da população brasileira trouxe mudança no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, que requerem respostas das Políticas Sociais. O município de Itu, com a implantação do Caime, estabelece compromissos com a saúde da população idosa de nossa cidade, visando uma vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

O objetivo do Caime é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, estimulando o envelhecimento ativo.

O serviço contará com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia. Os pacientes idosos em situação de risco serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação em ambulatório e serão direcionados para as atividades da Melhor Idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também serão encaminhados, após avaliação nas UBSs, para o Caime.

O projeto já foi apresentado para o Ministério da Saúde e para o Governo do Estado de São Paulo, e houve interesse em conhecer melhor esse atendimento. Vale ressaltar que é uma grande conquista para Itu a presença desse serviço, pois servirá para que outros municípios também façam o mesmo.

Comentários