Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 3 de março de 2017

GAPISI Itu completa 18 anos de trabalho em prol da Saúde

Entidade luta contra o preconceito e a falta de apoio.

Desenvolver ações sócio-educativas com a população, no sentido de informar clara, exata e cientificamente, sobre todos os aspectos relacionados ao HIV/AIDS. Orientar e aconselhar todas as pessoas que necessitarem, prestar suporte técnico, administrativo a Entidades ou Grupos que necessitarem de conhecimento quanto à prevenção e os cuidados relacionados as doenças. Essa é a missão tão valiosa desenvolvida pelo Grupo de Apoio, Prevenção e Informação ao Soropositivo (GAPISI - Itu), que comemora 18 anos de trabalho em prol da Saúde, neste mês de março.

A associação civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, existe desde 1999. Faz parte de suas atribuições ainda estabelecer e celebrar convênios com Organizações Governamentais e Não Governamentais, empresas e entidades para desenvolver as programações propostas. Além disso, organiza, promove e desenvolve treinamentos, palestras, seminários e discussões à respeito do HIV/AIDS para formar a consciência das pessoas para a prevenção, assim como promove intercâmbio de experiências com Instituições e Grupos no Brasil e exterior, tudo visando ampliar os conhecimentos sobre essa terrível síndrome.

Apesar de serem uma importante ferramenta para a sociedade, as ações do grupo são pouco conhecidas e apoiadas. De acordo com o advogado e presidente Rogério Gimenez, mesmo com as campanhas desenvolvidas para deixar as pessoas informadas sobre o assunto, ainda há muita hostilidade. "Uma das maiores dificuldades do Gapisi é o preconceito que cerca o tema, bem como a falta de parceria de empresas e as poucas doações em dinheiro que recebemos", afirma.

Para se manter, a entidade desenvolve atividades para arrecadar fundos, tais como a confecção de sacolinhas para veículos, além de pinturas em canecas e camisetas e outras, aceitando encomendas de pessoas físicas e jurídicas a preços acessíveis. Além disso, o Gapisi tem uma grande horta com verduras e frutas orgânicas, sem agrotóxicos, que segundo Gimenez já é sucesso no bairro e se expande para a cidade. O grupo ainda conta com um brechó de roupas, utensílios para o lar e calçados em boas condições de uso. E para quem quiser ajudar, a associação se encontra de portas abertas para a população, aceitando doações de móveis, roupas, eletrônicos e outros.

Superando as dificuldades, o Gapisi já preparou diversos projetos para serem desenvolvidos a curto e longo prazo, acreditando no conhecimento para curar a discriminação e a falta de apoio. "O nosso maior foco é dar visibilidade para a Ong e desmistificar o tema AIDS/HIV. Focaremos principalmente na prevenção e na informação, disponibilizando palestras à escolas, comunidades e empresas, além da busca por novas parcerias, seja pública ou privada", finaliza esperançoso o presidente.

A sede do Gapisi Itu fica na Rua Fabiani dos Santos, 88, Jardim Padre Bento. Seu funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4013-4477 ou e-mail [email protected]

Comentários