Bem estar

Publicado: Terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Fisioterapeuta ituana lista exercícios de Pilates para fazer em casa

Veja dicas para praticar o método mesmo longe do estúdio!

Com as viagens e festas de final de ano, fica muito difícil dedicar um dia ou horário para marcar uma aula de pilates no estúdio. Isso, muitas vezes, por viajar para fora, para outras cidades ou também por conta do tempo. Mas segundo a Fisioterapeuta e especialista em pilates, Gabriela Fendi, o que não pode é parar, por isso, ela listou alguns exercícios que podem ser facilmente praticados em qualquer lugar e sem desculpas.

“Os exercícios podem ser realizados em qualquer local, desde que seja em uma superfície plana em cima de algum conforto, como um colchonete ou um tapete fofo, evitando lugares moles como cama ou colchão”, explica a especialista.

Ponte – A prática consiste em deitar na superfície com as pernas flexionadas, com os pés tocando o chão, e elevar o quadril em direção ao teto. Lembre-se sempre de manter os pés separados na largura do quadril, assim como os joelhos que não devem se juntar na execução do movimento. “A ponte trabalha principalmente a coluna, o pelve e o abdômen”, esclarece Gabriela.

The Hundred – Para começar o exercício, deve-se estar deitado, com a coluna bem apoiada e com os pés tocando o chão. Em seguida, eleve a parte de cima do tronco, tirando a cabeça e os ombros do chão e com os braços ao lado do corpo, execute 100 batimentos em movimentos leves com os braços. “Se o exercício estiver fácil, você pode elevar as pernas em 90º e continuar com os 100 batimentos de braço ao lado do corpo”, acrescenta a profissional.

Alongamento da lombar – Este, assim como os outros, pode ser realizado em qualquer momento do dia, principalmente após exercícios físicos, início e fim do dia, após dores ou apenas para relaxamento. O exercício consiste em deitar-se na superfície, flexionar as pernas e com a mão direita puxá-las para o lado direito e o braço esquerdo esticado em paralelo com os ombros deve ser esticado para o lado esquerdo. Após isso, trocar o lado do movimento. “Vale lembrar que essas práticas apenas auxiliam nas dores lombares ou desequilíbrio muscular da região, mas que não descartam um tratamento adequado”, finaliza a especialista.

Comentários