Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Fisioterapeuta ituana atenderá gratuitamente no carnaval de São Paulo

Prática de Osteopatia será aplicada em desfilantes e foliões.

A fisioterapeuta ituana, Gabriela Fendi, fará parte da equipe de alunos que atuarão durante o carnaval em São Paulo, nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, atendendo gratuitamente com a prática de osteopatia. O método será supervisionado e tem parceria inédita entre a Escola de Osteopatia de Madrid Brasil (EOM) e a Liga das Escolas de Samba, que pretendem atender foliões e os desfilantes durante a grande festa.

Gabriela representará a cidade de Itu e também colocará em prática os estudos realizados na área de osteopatia para que futuramente possa trazer a modalidade para nossa cidade e região.

Especialista em Pilates e criadora do Espaço Vida Ativa, Gabriela é Pós Graduanda em Osteopatia, por isso, atuará junto com outros profissionais, estudantes do método, que são alunos da EOM e profissionais Graduados na área, durante os desfiles. As práticas permitem que os alunos aprimorem seus conhecimentos e raciocínio clínico osteopático através do atendimento aos foliões e todos os participantes do carnaval.

A prática também servirá como tratamento para dores já instaladas e também como prevenção às possíveis lesões durante os dias de evento. “Serão dois pontos de atendimento com mais de 50 profissionais (alunos e supervisores) vindos de todo Brasil”, explica o diretor da EOM Brasil, Dr. Rogério Queiroz.

O que é Osteopatia?


Criado pelo médico americano Andrew Taylor Still, durante a guerra civil americana no final do século XIX, a prática é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.

A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças. É ainda considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional.

Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, é indicada para diversas disfunções, no corpo todo.

Comentários