Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde tem repercussão positiva

Profissionais comentaram sobre a iniciativa.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde tem repercussão positiva
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê foi criado oficialmente durante Assembleia Geral Ordinária

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê foi criado oficialmente na última quarta-feira, dia 2 de agosto, durante Assembleia Geral Ordinária realizada no auditório da Prefeitura de Itu. A iniciativa dos prefeitos Guilherme Gazzola (Itu), Cássio Prado (Porto Feliz) e Geraldo Garcia (Salto) já repercute positivamente entre profissionais na área da saúde.

Durante a Assembleia, a diretora regional de Saúde de Sorocaba, Silvia Maria Ferreira Abrahão, afirmou que a iniciativa da criação desse Consórcio é um marco para a região e que alavancará o sistema de saúde das cidades envolvidas. “Parabéns pela iniciativa de vocês; tenho certeza que o Governo do Estado vai enxergar isso com bons olhos, porque é a união de três grandes municípios para a resolução dos problemas de saúde”.
               
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Inaldo Félix dos Santos, classifica a criação do Consórcio como um grande benefício à população por abrir um “leque” de possibilidade de atenção à saúde. Ele parabenizou os prefeitos e secretários de Saúde das cidades consorciadas e comentou que essa iniciativa será um exemplo para outros municípios.
               
Para o professor Edson Cortez Souza, assessor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Pró-Reitoria Acadêmica do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), o consórcio “projeta grande esperança na população dessas cidades em uma melhora na gestão pública da saúde”. “Parabenizamos o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, por ter sido escolhido presidente e desejamos sucesso na condução dos trabalhos. O Ceunsp sempre estará à disposição para colaborar, através da excelente formação de novos profissionais, da geração de conhecimento pela pesquisa científica e do atendimento à comunidade por meio de nossas clínicas e laboratórios”, comentou o professor.

Consórcio
               
Em janeiro deste ano, os prefeitos de Itu, Porto Feliz e Salto se reuniram para as tratativas da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Na oportunidade, ressaltaram que o Consórcio pode garantir um salto de qualidade nos serviços de saúde oferecidos nesses municípios, que distam entre si no máximo 30 quilômetros, interligados por rodovias de qualidade.
               
O Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio foi assinado pelos prefeitos das cidades participantes no último mês de abril. Uma reunião com vereadores de Itu, Porto Feliz e Salto foi realizada em maio, para apresentação da proposta de criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Ainda no primeiro semestre deste ano, as Câmaras de Vereadores das cidades consorciadas aprovaram o projeto de lei que cria o referido Consórcio.
               
Após a Assembleia, ocorrida nesta semana, o Consórcio Intermunicipal de Saúde solicitará inscrição no CNPJ para, então, iniciar suas operações.

Comentários