Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado é inaugurado

Unidade vai prestar assistência multidisciplinar ambulatorial

Crédito: Beto Silvestre/Prefeitura Itu Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado é inaugurado
O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu aos idealizadores do Caime e enfatizou que envelhecer é uma arte e motivo de orgulho

O Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime) foi inaugurado em Itu nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, em cerimônia no Centro de Convivência da Melhor Idade, com presença do prefeito Guilherme Gazzola, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Patrícia Müller Gazzola, do secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Benedito Calixto, dos diretores da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Tabarassi da Silveira e Manoel Guardia, que representaram a secretária da pasta, Janaina Guerino de Camargo, vereadores, entre outras autoridades.

Iniciativa da Prefeitura de Itu, por meio do Funssol e das Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social, o serviço oferecerá um novo modelo de atendimento aos idosos. O Caime nasceu do desejo de oferecer serviço de qualidade aos idosos do município de Itu. Projeto inovador, inspirador e inédito, pois utiliza o espaço do Centro de Convivência do Idoso para integrar os serviços de saúde, reabilitação e socialização em nível municipal.

A primeira dama parabenizou os envolvidos com a implantação do Caime e ressaltou que o idoso precisa ser acolhido física e emocionalmente. “A ideia de trazer o Caime para dentro do prédio da Melhor Idade era fazer essa integração. Às vezes, o idoso preciso de um acompanhamento de um médico, mas na verdade ele precisa de um ouvido, ele precisa de um carinho”. Comentou ainda que o objetivo do Centro é levar o idoso para receber atendimento e estabelecer uma amizade.

Guilherme Gazzola também agradeceu aos idealizadores do Caime e enfatizou que envelhecer é uma arte e motivo de orgulho. Destacou que o Caime visa amparar o envelhecimento com qualidade. “A geriatria é uma necessidade deste século. A população está envelhecendo, só que ela precisa envelhecer com cuidado, com atenção. O ganho do envelhecimento traz também uma necessidade que é a ampliação desse serviço”.

O envelhecimento da população brasileira trouxe mudança no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, que requerem respostas das Políticas Sociais. O município de Itu, com a implantação do Caime, estabelece compromissos com a saúde da população idosa de nossa cidade, visando uma vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

O objetivo do Caime é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, estimulando o envelhecimento ativo.

O serviço contará com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia. Os pacientes idosos em situação de risco serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação em ambulatório e serão direcionados para as atividades da Melhor Idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também serão encaminhados, após avaliação nas UBSs, para o Caime.

O projeto já foi apresentado para o Ministério da Saúde e para o Governo do Estado de São Paulo, e houve interesse em conhecer melhor esse atendimento. Vale ressaltar que é uma grande conquista para Itu a presença desse serviço, pois servirá para que outros municípios também façam o mesmo.

Comentários