Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 10 de maio de 2019

Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até o final deste mês

Em Itu, já foram imunizados 39,42% da população alvo.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até o final deste mês
Campanha de vacinação prossegue em todas as UBSs

Até o próximo dia 31 de maio, pessoas que integram os grupos contemplados pela Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe), devem se imunizar, a fim de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A campanha ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os beneficiados pela campanha são: crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – Certidão de Nascimento, Cartão da Gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros); trabalhadores da saúde das redes pública e privada; professores das redes pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante prescrição médica).

Em Itu, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, do início da campanha até o último dia 4 de maio, foram imunizados 39,42% da população alvo. Considerando que o recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo é vacinar 90% de cada grupo prioritário, a equipe da referida secretaria destaca novamente a importância da imunização.

Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Comentários