Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Campanha de realização de mamografia prossegue neste sábado

Serão realizados 30 exames na data.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itu Campanha de realização de mamografia prossegue neste sábado
Centro de Referência da Mulher será o local da campanha

Neste sábado, dia 24 de novembro, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a campanha de realização de mamografia no Centro de Referência da Mulher. Serão realizados 30 exames de mamografia, mediante entrega de senha a partir das 7h no próprio local e não há necessidade de encaminhamento médico.

Para participar as mulheres interessadas devem se dirigir ao Centro de Referência da Mulher, localizado na Rua Santana, 319, Centro, neste sábado, portando o cartão SUS, um documento pessoal com foto e apresentar exame de mamografia caso tenha feito anteriormente. De acordo com Ministério da Saúde, quando os resultados de mamografia estão dentro do esperado, o exame só deve ser repetido um ano depois, ou seja, é importante que as mulheres estejam atentas à essa informação.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, destaca que a prevenção é imprescindível para a saúde e que o diagnóstico precoce aumenta de forma considerável a possibilidade de cura do câncer de mama. “A cidade conta com um serviço de atendimento à saúde da mulher, mas as campanhas são importantes para intensificarmos as ações e alertamos o público feminino sobre a importância de manter os exames em dia”, comenta.

Em março deste ano, mês em que se comemora o Dia da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou exames de mamografia por livre demanda, a fim de incentivar as mulheres a manterem os exames preventivos atualizados.

Centro de Referência da Mulher

O atendimento exclusivo ao público feminino ocorre em Itu no Centro de Referência da Mulher, serviço municipal que conta com uma equipe multidisciplinar, atendimento médico a gestantes de alto risco, pacientes oncológicas e bebês prematuros (ginecologista, mastologista e pediatria) e nutricional, e realização de exames de mamografia e ultrassom (de mama, obstétrico, pélvico e transvaginal). No local também está instalada a sede do Nana Nenê, programa que incentiva o aleitamento materno.

Os atendimentos no Centro de Referência da Mulher são realizados por meio de encaminhamentos via Unidade Básica de Saúde (UBS).

Comentários