Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Caminhada Outubro Rosa 2017 reúne mais de 1,5 mil pessoas em Itu

Multidão percorreu as ruas centrais da cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Caminhada Outubro Rosa 2017 reúne mais de 1,5 mil pessoas em Itu
Multidão vestida de rosa invadiu as ruas de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Mais de 1,5 mil pessoas se reuniram em Itu, na manhã de 21 de outubro, para realizar a "Caminhada pela Vida 2017" em prol do Outubro Rosa. Com muita alegria, em clima de descontração, a multidão percorreu as ruas centrais da cidade chamando a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

A concentração e aquecimento aconteceu na Praça do Carmo, onde camisetas alusivas ao evento foram trocadas por um quilo de alimento não perecível, arrecadando cerca de 1,5 tonelada para o Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu.

Levando bexigas e cartazes, os participantes seguiram cantando e colorindo de rosa a Rua Floriano Peixoto, passaram pela Praça do Bom Jesus e subiram a Rua Paula Souza até chegarem na Praça Padre Miguel (Matriz), onde foram distribuídos água, pipoca e algodão doce. E para encerrar a ação, uma grande aula de zumba convidou todos para dançar ao som de ritmos variados. 

A caminhada integrou a programação de eventos realizados neste mês pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, OncoItu - Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e ONG +Vida. 



Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas, a maioria dos casos tem bom prognóstico.

Comentários