Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Aedes aegypti - Evite a proliferação do mosquito neste verão

Veja como eliminar os criadouros!

Aedes aegypti - Evite a proliferação do mosquito neste verão

O verão chegou e traz com ele as condições ideais de temperatura e umidade para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso é preciso seguir consciente, tomando cuidados essenciais para evitar a proliferação desse grande vilão.

Bastam apenas 10 dias para que uma fêmea do Aedes aegypti nasça, desenvolva-se e se torne capaz de transmitir os vírus. E com o tempo médio de vida de 45 dias, um único mosquito pode infectar até 300 pessoas. Esse ciclo rápido reforça a necessidade de atenção diária para extinguir criadouros com água parada e limpa, onde ela deposita os ovos.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até 18 de novembro de 2017 foram notificados 241.218 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 84% em relação ao mesmo período de 2016 (1.465.847). Os casos prováveis de febre chikungunya foram 184.525, uma redução de 32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 272.805 casos. Já de casos prováveis de zika foram contabilizados 16.927, uma redução de 92% em relação a 2016 (214.418). 

Seja em casa, na rua ou no trabalho, atitudes pequenas podem fazer toda a diferença. Veja algumas indicadas pelo Governo:

.Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

Lembre-se: o criadouro do mosquito é a água parada. É lá que ele coloca seus ovos e se multiplica. Com esses cuidados, o acesso do Aedes aegypti a reservas de água fica muito mais difícil. Faça o mesmo com vasos sanitários que não são usados ou são usados com pouca frequência.

.Lave os reservatórios de água semanalmente

Os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco, então, é essencial lavar reservatórios de água com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Faça o mesmo com vasinhos de planta, sobretudo as aquáticas.

.Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

Boa parte dos criadouros estão em pratos de vasos de plantas que acumulam água. Além de garrafas e cacos de vidro colocados no alto dos muros para segurança.

.Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

Remova folhas, galhos e outras sujeiras que podem impedir a água de escorrer por completo, ficando acumulada nesses locais.

.Cuidado com a água de piscinas e de fontes

A limpeza e manutenção devem ser feitas com os produtos adequados. Lonas utilizadas para cobrir a piscina, materiais de construção ou outros objetos devem estar bem esticados para evitar acúmulo de água.

.Eletrodomésticos também podem acumular água

Fique atento às bandejas da geladeira ou do ar condicionado. Elas também devem ser bem limpas com sabão e bucha. Reserve um tempo para cuidar dos ralos: quando não forem do tipo que abre e fecha, coloque uma tela para impedir o acesso do mosquito à água acumulada embaixo.

.Armazene e descarte o lixo de forma apropriada

Mantenha garrafas de cabeça para baixo, para que a água não entre e fique acumulada. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha tanto os sacos quanto as lixeiras bem fechados e longe do alcance de animais. Também é indispensável armazenar pneus em locais cobertos.

DENUNCIE!

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.
 

Leia mais: combateaedes.saude.gov.br/pt/

Comentários