Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 16 de maio de 2008

Xô Piolho

Xô Piolho

É bom, natural e conseqüente, que as ações dignas praticadas pelo homem, pelas instituições e pela coletividade, sejam dadas ao conhecimento público.

 

Isso deveria ser feito com a mesma ênfase, ou maior, do que quando se propala o crescente distúrbio das populações, como a do ser humano acossado pela violência e a se fechar cada vez mais em residências transformadas em verdadeiras fortificações.

 

Ocorre que tudo deixa de ser novidade e passa à condição de rotina, porque a incrível velocidade da mídia enche as páginas, as telas e a comunicação sonora e, com isso, afoga e deixa ao esquecimento notícias boas.

 

Passa desse modo à margem do conhecimento do povo ituano, até pela modéstia em si e de como a promoção é feita, o trabalho de imenso alcance social de ensejar a famílias carentes, através das respectivas escolas, que extirpem a praga dos piolhos na cabecinha das crianças.

 

De fato.

 

O Rotary Clube de Itu, já no ano passado, ofereceu esse tipo de contribuição, com absoluto êxito. A Campanha foi denominada, numa inspiração feliz e bem ao sabor popular, de “Xô Piolho”.

 

A versão atual – de 2008 – se repete pois com muito maior expansão e também pelo aproveitamento da experiência vivida nesse campo, no ano passado. Serão distribuídos agora nada menos do que mil kits. Eles se constituem de uma caixa na qual se contêm os produtos destinados a eliminar efetivamente esse incômodo de piolhos nos menores. Escova, pente fino, shampoo, luvas, toalhinha e outros utensílios, sem faltar um interessante gibi ilustrado, bem ao alcance tanto dos adultos como de crianças. No invólucro, necessariamente, há também o modo de usar, tratado de forma simples e com os necessários detalhes.

 

Esses kits foram montados em sistema de mutirão, nas amplas instalações da Indústria Gráfica Itu Ltda., a IGIL, pelos próprios companheiros rotarianos, que também trouxeram familiares deles para ajudar. Desse modo, a  IGIL prestou uma importante colaboração à causa.

 

O próprio volume dos produtos e da quantidade de caixas, que constituem os kits, demonstram desde logo o custo e o valor dessa aquisição junto ao mercado. Nesse particular, é preciso dar nome a pessoas e empresas que entraram com sua inestimável contribuição em dinheiro.  A generosa colaboração veio do Plaza Shopping de Itu, Terras de São José e Empresas Maggi, que por sinal tinham participado já em 2007. Merecedoras de gratidão, portanto.

 

Assim é que, embora haja três clubes em nossa cidade,  - o Rotary Clube de Itu (que promove o Xô Piolho), o Rotary Clube Convenção e o Rotarry Clube Terras de São José, - o fato é que por si pouco divulgam suas atividades. Essa modalidade de ação, com um acentuado caráter de simplicidade e até de humildade em certo aspecto, deve decorrer do próprio lema que os acalenta:

 

“Dar de si antes de pensar em si”.

 

Trata-se de uma instituição apolítica, sem cor religiosa ou de raça, mas que, pela excelência de seus propósitos, se avizinha bem de perto da prática da caridade, não paternalística e bem próxima das virtudes preconizadas no evangelho. Sintonia e convergência de idéias e ações, até porque o bem e o bom andam juntos, naturalmente.

Sem nenhum caráter de proselitismo.

Comentários