Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 28 de julho de 2003

VOCÊ JÁ LEVOU SEUS FILHOS AO BOLICHE?

Se ainda não levou, não sabe o que está perdendo!
   Quando os meus nasceram, ouvia dizer que seria o melhor tempo como Pai, pois quando começassem a andar seriam terríveis, iriam mexer em tudo, colocar o dedo em tomadas, pendurar-se em varal, colocar a mão em liquidificadores, fazer teste elétrico com pilhas....
    Fizeram de tudo um pouco, mas foi algo maravilhoso.
   Quando estavam andando, outros diziam que aproveitasse enquanto ainda eram crianças e andavam de mãos dadas com os pais, pois quando crescessem mais um pouco, báu-báu, não iriam querer ter uma babá por perto.
   Cresceram mais um pouco e fomos ao cinema, fomos às piscinas da vida, trabalhamos juntos algumas vêzes, outras dormiram em meu colo, na volta para casa.
    Já jovenzinhos, gostavam de ouvir, antes de dormirem, minhas histórias e minhas estórias.
   Lhes apresentei João Valjean, de Victor Hugo; lhes falei do Cristo; lhes falei do bandido que salvou a aranha e a encontrou no Purgatório; lhes falei da Fé de Jó; do Homem que Calculava, dos Reis Magos; das Bruxas; de Davi; de meu Pai e das coisas que ele me contava...
   Adormeciam e acordavam, a cada dia mais mocinhos e donos-de-si.
   Então, ouvia de terceiros: 'Aproveita agora, pois logo batem as asas e 'adeus quimera', só terão tempo para as namoradas e para os 'da idade deles'.
   Cresceram, tornaram-se Homens! A vida lhes está ensinando, na prática, o que só tive tempo para lhes ensinar na teoria, em meus contos, os quais procurei rechear com o meu mais puro afeto. Uns, parte de minha experiência viva, outros parte de minha imaginação e da imaginação de outrem.
   Penso que pelo menos eles têm uma indicação do caminho. Carregam no embornal de Viajantes Universais algumas plaquetas indicativas que, espero, lhes conduzirá ao Destino.
   Ouço, agora, que logo estarão casados e voltados para o dia-a-dia, não terão paciência para conversas do passado, que o papo será outro, que as esposas e os filhos lhes roubarão todo o tempo.
   Faço ouvidos moucos e os levo almoçar, jantar, ao cinema, ao shopping, ao aeroporto, ao boliche.
   Se você não levou seus filhos ao boliche, leve! Não deixe passar em branco esta parte tão importante da vida de uma Mãe ou de um Pai.
   Entre 'bolas nas canaletas' e 'strikes' temos tempo para falarmos uns com os outros, concordarmos, discordarmos, discutirmos, trocarmos nossas alegrias e tristezas.
   Como o espaço é pequeno, aprendemos a ficar próximos e dividirmos nossas limitações.
    Temos tempo para sermos Humanos, para descobrirmos que, por melhor que estejamos, sempre uma 'canaleta' nos espera e, por pior que sejamos, sempre haverá um 'strike' para comemorarmos, nos mostrando que a Humildade e a Paciência nos torna, também, VITORIOSOS.
   A alegria contagiante das pessoas se abraçando, saltando, gritando, comemorando, expressando a amizade e o amor fraterno, nos empurra para isso.
   Como ficarmos chateados?
   Todos que ali estão são exemplos vivos de erros e acertos, de 'canaletas' e 'strikes'; são exemplos vivos de como é a vida; de como é a nossa vida!
   Aliás, nos deixa claro que é feita muito mais de tentativas do que de acertos.
   Nossos filhos também vêem isso e constróem suas próprias histórias e estórias
   Leve-os ao boliche! Todo dia é um bom dia.
Comentários