Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 12 de novembro de 2004

Vivendo e Aprendendo

Você sabia...

... Que em Itu existem 7 campings que recebem aproximadamente 8.000 turistas a cada final de semana?
... Que a região de Itu, incluindo outras cidades como Araçariguama, Cabreúva, Itupeva e Porto Feliz, é responsável pela maior concentração de campings da América Latina, com aproximadamente 25 campings?
... Que os campings dessa região são os maiores e mais estruturados da América Latina?
... Que os campings de Itu sediam diversos campeonatos paulistas e nacionais de Enduro a Pé e Bicicross, entre outras modalidades esportivas?
... Que diversos campings de Itu estão oferecendo esportes de aventura como arvorismo, tiroleza e escalada?
... Que nossos campings promovem constantemente eventos artísticos com shows e apresentações musicais de todos os tipos?
... Que os campings de Itu oferecem turismo escolar com aulas de ecologia e turismo para terceira idade?
... Que a TV TEM, no programa SPTV, apresentou uma reportagem sobre os campings de Itu?
... Que os freqüentadores dos campings de Itu não moram em Itu e sim em São Paulo, ABC, Sorocaba e outras cidades vizinhas?
Pois é. Tudo isso eu fiquei sabendo em uma conversa com Lino Carrion, presidente da APC (Associação Paulista de Campismo), superintendente da PróTur (Associação Pró Turismo de Itu) e proprietário do Camping Carrion, um dos mais conhecidos, que recebe aproximadamente 500 pessoas a cada final de semana.
Itu tem muitos tesouros e poucos sabem disso. O Camping das Pedras, por exemplo, além de oferecer um agradável espaço para campismo, possui um restaurante de primeira, aberto ao público independente de hospedagem, com farta e saborosa comida.
Pensando que 8.000 pessoas por final de semana (sem contar férias e feriados!) movimentam a economia da nossa cidade, eu me pergunto: Por que não sabemos? Por que não nos envolvemos? Porque não aproveitamos e as pessoas que moram mais longe aproveitam e valorizam? Essas são algumas das perguntas que ficaram dançando em minha mente.
A Prótur tem a missão de mudar essa consciência. Não é tarefa fácil, mas é um desafio muito estimulante.
Afinal, quem será beneficiado quando ituanos começarem a passear dentro da própria cidade, movimentando o dinheiro, valorizando a terra e cuidando dela? Para essa pergunta eu tenho dentro de mim a resposta. E você?
Comentários