Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de setembro de 2001

Vestindo o Computador - A Vida Digital no Futuro do Presente

Michael Hawley diretor do Media Lab no MIT, apresentou as tecnologias que estão sendo estudadas e usadas hoje e farão parte do nosso dia a dia num futuro muito próximo. Michael começou a dizer isso há cerca de três anos, quando veio para o Brasil.
Segundo Michael, os computadores como os conhecemos hoje não existirão mais. Estarão incorporados nos eletrodomésticos, relógios, roupas, jóias, mobília etc. Um primeiro sinal desse movimento está no inesperado sucesso do iMac, apenas 'pintaram' o computador e as pessoas já o tornaram 'objeto do desejo'. Produtos que poderiam parecer cenas de um filme de ficção são nada mais do que o fruto da criatividade com tecnologia e uma boa dose de sorte (insiste Michael). Uma caixa de sabão em pó interativa (Procter&Gambler) com propagandas eletrônicas. Uma cafeteira que reconhece o usuário e oferece sua preferência enquanto transmite notícias de rádio. Gravações a laser dando informações nos próprios alimentos (mostrou um tomate que tem uma receita estampada na casca). Jóias que escondem sensores e até sofisticados brinquedos. Para nos dar uma noção dessa evolução Hawley afirma que existe mais poder de processamento num brinquedo (Furby's da Hasbro) de US$ 35 do que na Apollo 11 que levou o homem a lua em 69. Mostrou alguns alunos do MIT vestindo computadores e se comunicando via Internet com o mundo. Alguns deles usavam uma camera no capacete e podíamos ver tudo que eles viam, on-line. E a privacidade? Segundo Hawley, vamos ter que abrir mão de um pouco de nossa privacidade. Mas ganharemos muito, principalmente no campo da medicina onde o nosso monitoramento on-line e permanente abre uma gigantesca porta para a medicina preventiva. Saberemos com muita antecedência prever um possível problema.
O que Hawley demonstrou brilhantemente, foi um futuro mais 'divertido' em que a criatividade e os relacionamentos humanos serão os protagonistas deste futuro que já está presente.
Para maiores informações de seu trabalho e idéias consulte sua página na Internet http://www.media.mit.edu/~mike/
Comentários