Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Verão e lixo

Crédito: 5 Elementos Verão e lixo
Coleção consumo sustentável e ação
Nesta época do ano, quando procuramos o frescor próximo da natureza (praias, rios, cachoeiras) nos deparamos mais violentamente com o LIXO.

Para a quantidade enorme de produtos que são consumidos diariamente por turistas tem uma dica boa que insisto em compartilhar: praticar os “5 Rs” - Repensar os teus hábitos de consumo e de descarte! Reduzir o consumo! Recusar porcarias! Reutilizar antes de descartar! E Reciclar, separando os resíduos nos programas de coleta seletiva!
RAIO X
Cabe às prefeituras a coleta e o devido encaminhamento do lixo, mas o que tenho visto neste verão de 2010 (estados de SP e RJ) é mais lixo do que nunca, vi muitas pessoas jogando suas embalagens pós-consumo ao seu redor! Um “raio x” da causa da poluição do litoral, das enchentes, assoreamento de rios, entupimento de bocas-de-lobo e bueiros, perdas materiais e humanas!

No ano passado, mais de 44% das tartarugas necropsiadas pela equipe do Projeto Tamar (litoral do Ceará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina) morreram por causa da ingestão de lixo, principalmente plástico. As tartarugas não distinguem sacos plásticos de seus alimentos. 

No oceano Pacífico há uma enorme ilha flutuante formada por 100 milhões de toneladas de plástico de todos os tipos. São pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e tudo que é feito com plástico. São mil quilômetros de extensão e 10 metros de profundidade que se movimenta livremente pelo Pacífico, matando mais de um milhão de aves marinhas, tartarugas, tubarões e centenas de espécies de peixes por ano.

COMPROMETIMENTO, LEIS e EDUCAÇÃO


Temos no Brasil boas iniciativas, leis e propostas para a gestão dos resíduos sólidos e redução do uso de descartáveis, mas infelizmente estes processos são lentos. Para já, devemos melhorar a nossa educação ambiental e reduzir  ao máximo o  impacto ao nosso redor!

Para saber mais sobre os 5 Rs: http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf
Comentários