Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de julho de 2016

Ventosaterapia

Crédito: riyuterapias.blogspot.com Ventosaterapia
Ventosaterapia

A ventosa terapia é uma das técnicas não invasivas de tratamento baseadas na Medicina Tradicional Chinesa, onde são utilizadas campanulas de vidro ou acrílico, conhecidas como ventosas.

Para gerar a sucção, pode-se retirar o ar da ventosa através do bombeamento ou então aquecer o interior da mesma com fogo ( que cria um vácuo pela queima do ar no interior) e em seguida proceder a aplicação no corpo.

As ventosas são aplicadas em partes específicas do corpo, meridianos e costas propiciando a troca gasosa da corrente sanguínea através da pele. Dessa forma, é possível trazer o impuro a superfície e promover a limpeza do organismo.

Através da aplicação das ventosas é possível  eliminar os gases e toxinas estagnados no corpo pela pressão negativa produzida pelo vácuo, tornando o sangue bioquimicamente equilibrado, com o pH das células homogeneamente estável.

Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), as toxinas acumuladas pela sujeira da água, dos alimentos ou emoções desequilibradas causam a estagnação do sangue nos músculos das costas ou nas articulações, causando as doenças. Dessa forma tem-se a necessidade de retirá-lo ou limpa-lo para que a pessoa possa se restabelecer. 

Durante o tratamento com ventosas é comum ficarem alguns hematomas que desaparecem naturalmente com o passar do tempo.

As ventosas funcionam como diagnóstico (através das marcas deixadas momentaneamente na pele)  e também tratamento de doenças, principalmente as causadas por estagnação, como as dores.

Essa forma de terapia alivia problemas de reumatismo, nevralgias, aumenta o nível de cálcio do sangue, ativa secreção hormonal, acelera digestão, acalma o nervosismo e auxilia contra o stress, eliminação de dores, tensões e contraturas musculares, melhora o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, fortalecimento dos vasos sanguíneos, controla a pressão arterial, arteriosclerose, bronquite, enfisema, asma, febre, tosse, gripes e resfriados, alergias, furúnculos e intoxicações, comprometimentos da circulação, cansaço, formigamentos, dormências nos membros superiores e inferiores, dores de cabeça e ondas de calor, dentre outros, eliminando toxinas.

As ventosas podem ser aplicadas de diversas maneiras, associadas com sangria, ventosas deslizantes, ventosa seca, por cima de agulhas. A técnica utilizada depende dos resultados que se deseja alcançar e da condição apresentada pelo paciente.

Existem cuidados que devem ser tomados com relação a ventosa terapia. Assim as ventosas nunca devem ser aplicadas em ferimentos abertos, no abdome de mulheres gravidas e em casos de hemorragia.

A associação entre as ventosas e outras técnicas como acupuntura, dietoterapia, moxabustão, fitoterapia chinesa e a regularidade na aplicação da terapia propiciaram resultados mais profundos e duradouros na qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Comentários