Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 19 de junho de 2013

#vemprarua #vemprajanela #ogiganteacordou

Crédito: Alan Dubner/itu.com.br #vemprarua #vemprajanela #ogiganteacordou
Juventude tem que ter esperança, tem que acreditar que pode mudar. O movimento trouxe este poderoso sentimento para milhares de jovens.

“A realidade está onde você coloca sua atenção” (Willian James)

Eu não sou uma pessoa que se empolga muito com manifestações de rua, porque prefiro agir de forma mais pacífica e direcionada. Já faço parte de um grande movimento de mudança pela paz, formado por pessoas do mundo todo que trabalham com as Danças Circulares Sagradas. Levamos as danças para crianças, jovens, adultos e idosos, em parques, praças, escolas, hospitais, instituições sociais e centenas de espaços. Esta é uma importante parcela de contribuição que posso oferecer ao mundo. Mas... as ruas chamaram. Os jovens chamaram. Meus filhos chamaram. E eu fui.

Tenho lido inúmeros textos, contra ou a favor, emocionados ou revoltados. Penso que cada pessoa, de acordo com seus valores e informações vai dar o seu colorido, desenhando uma grande mandala de opiniões e visões. Mas algo não pode ser ignorado ou negado: a força do coletivo. E é nesse ponto que eu gostaria de desenvolver esse texto. Apesar da falta de foco, apesar de ter começado com um objetivo que depois se amplificou, apesar da violência dos aproveitadores, apesar da divulgação da violência pela mídia (como sempre), apesar do risco de tudo isso mascarar e tirar o foco de decisões importantes que estão ocorrendo no Congresso, apesar de todos os pesares... Qual a colheita? Trago algumas reflexões para iniciar nosso pensamento compartilhado.

- Um basta à corrupção: Sabemos das roubalheiras, assistimos diariamente as notícias sobre desvios de dinheiro, e nos sentimos impotentes. Temos a sensação de que nada podemos fazer para mudar. O voto parece longe, e os candidatos em geral pouco inspiradores. Ver milhares de pessoas unidas mostra força. Não tenho dúvidas de que assustou quem está no poder. Deu corpo aos movimentos das redes sociais. Saiu do virtual (que é muito importante) e chegou às ruas. Os corruptos podem ignorar as redes sociais, mas não tem como ignorar uma multidão de pessoas por todo o Brasil.

- Um basta à manipulação da mídia: Assistimos pessoas da TV Globo tendo que cobrir o evento sem identificação. Quando poderíamos imaginar isso? As pessoas mostraram que não toleram mais uma mídia manipuladora, abusiva, tendenciosa. Não é só a Globo, mas ela representa o poder. A grande massa que está nas redes sociais está mostrando na rua o que acredita. E com tanta gente junta, não há como ignorar.

- O olhar do mundo: Os principais jornais, TVs e revistas do mundo noticiaram sobre o Brasil. A Internet está bombando. Brasileiros que moram fora, estrangeiros amigos de brasileiros, uma grande rede se formou. O mundo nos olha como um povo que se levantou para não aceitar mais a vergonha brasileira. Porque afinal, o Brasil tem muito valor, e quem é de fora sabe e admira. O mundo está vendo que o povo não aceita o que está acontecendo no Brasil. Isso expõe nossos políticos e com certeza não é bom pra eles.

- Perceber a importância do discernimento: Não é de agora que aprender a separar o joio do trigo nas redes sociais é uma tarefa difícil. Mas com tanta coisa acontecendo, eu vi muita gente indo atrás de mais informações, pesquisando, tentando entender para não propagar besteira. Um grande aprendizado!

- Esperança e mobilização dos jovens: Esta é uma das melhores colheitas: ver jovens na rua, sorrindo, emocionados, cantando, em plena atividade pacífica. Lindo de ver! Juventude tem que ter esperança, tem que querer e acreditar que pode mudar. O movimento trouxe este poderoso sentimento para milhares de jovens. Isso vale muito!

- União de vários segmentos e públicos: assistimos uma incrível mobilização por todo o Brasil. Advogados, médicos, enfermeiros, e outras tantas pessoas têm contribuído voluntariamente com o movimento. Cada um oferecendo o seu melhor, se preocupando, se ocupando para que tudo corra bem. Assistimos o cidadão se mobilizando para cuidar da segurança dos demais, para que o medo não seja maior do que a indignação. Lindo de ver.

- Sobre a violência: No mais... para quem viu tudo pela TV e achou que teve muita violência, aqui vai minha opinião: violência tem todo dia nas ruas. Mesmo quando não tem manifestação, o que a TV divulga? Violência!!! Então, é claro que vão continuar divulgando, afinal, eles são os caçadores de violência, e ouso dizer que são também os maiores propagadores desta violência. O que não tem na rua é união, a força do coletivo de forma pacífica. O que não tem nas ruas é o jovem esperançoso e de mãos dadas. E nestas manifestações, foi o que mais aconteceu. Foram milhares de pessoas pacíficas, contra uma pequena parcela de bandidos contratados para tumultuar. Não é porque não apareceu na TV que não ocorreu. É que a TV não mostra!!! Mas quem estava lá sabe como foi. Uma pessoa me disse que se sentiu mais segura dentro da manifestação do que sozinha nas ruas de São Paulo, porque lá estavam todos juntos, e se alguém começasse com violência, eles vaiavam e mandavam parar.

Há ainda muito aprendizado pelo caminho, e nem poderia ser diferente. Sim, é importante organização, foco, objetivos claros, liderança compartilhada. Mas o que estamos vivendo é sem dúvida um marco histórico importante, belo e poderoso. Que sirva de exemplo, que abra os olhos, que dê força para transformar. E principalmente, que traga para cada um de nós o espelho de quem somos, iluminando como podemos nos tornar pessoas melhores hoje e sempre.

Comentários