Colunistas

Publicado: Terça-feira, 20 de maio de 2008

Vai Casar?!

Crédito: Yahoo flickr Vai Casar?!
Incremente a lista de presentes com peças bacanas
Então, programe-se! Por mais que se tente pensar em tudo, e até se consiga planejar, o casamento é uma fase de gastos e mais gastos.
 
Na hora de mobiliar seu novo lar, é preciso dar conta dos detalhes que são realmente importantes, para isso valem algumas dicas - faça uma lista das principais necessidades, suas e da sua casa ou apartamento:
 
- Nem pense em comprar uma grande mesa de jantar antes mesmo de adquirir a cama ou os armários.
 
- Se você trabalha fora, a máquina de lavar roupas é imprescindível.
 
- Se for contratar um marceneiro para fazer algum tipo de armário, leve em conta o espaço, para depois a porta do armário não bater em cima da cabeceira da cama, por exemplo.
 
- Ao decorar sua casa, procure tomar alguns cuidados na escolha dos móveis.
Antes de sair às compras, confira as medidas do ambiente a ser decorado. Não se esqueça de prever os espaços que as portas e gavetas abertas ocuparão e a circulação que deseja. Em especial observe a qualidade do produto, já que se trata, em princípio, de um bem de longa duração.
 
- Encontrando o que deseja, faça com o móvel em exposição na loja o que você faria com ele em casa: sente, levante, procure deitar, abra portas e gavetas. Verifique dobradiças, cantos, estrados e acabamento geral. Não tenha medo ou vergonha, pois este é um direito seu e um bom teste de qualidade para o produto.
 
- Escolhido o móvel, muita atenção ao pedido.
Nele deverão constar os seguintes dados:
- discriminação detalhada de cada produto (tipo de material, tamanho, medidas, padronagem, acabamento etc.), inclusive o nome do fabricante; prazo de entrega; - preço à vista de cada produto, preço a prazo e a forma de pagamento escolhida, isto é, o número de parcelas; a data de vencimento das prestações;
- o valor do sinal e o saldo restante; se a loja possui os móveis em estoque;
- data de entrega e da montagem e especificação de quem a farão (loja, fábrica ou terceiro);
- prazo de garantia, bem como a especificação dos itens cobertos pela garantia;
- dados do fornecedor (razão social, CGC e endereço completo).
- Caso você necessite que o produto permaneça guardado pelo lojista, determine também no pedido as condições de armazenagem, custo e data prevista para a entrega.
 
- Cuidado Especial:
Ao comprar fora do estabelecimento comercial (feiras, exposições ou salões) exija nome, CGC e endereço completo do fabricante na Nota Fiscal.
- Se a compra for feita com entrega posterior, faça que isso conste do pedido. Verifique ainda se o fornecedor tem sede no município onde está sendo realizada a feira, o que facilitará no caso de problemas com o móvel.
- Se for possível, conheça a loja matriz da empresa. Procure condicionar o pagamento ao recebimento da mercadoria.
- Móveis e acessórios de decoração de grife são caros. Não tenha preguiça de vasculhar lojas de qualidade com preços mais acessíveis.
 
Evite variar muito de estilos, por impulso você pode acabar comprando cadeiras modernas, sofás clássicos, e uma mesa de jantar em estilo provençal.
Não compre tudo em uma única loja, porque corre o risco da sua sala ficar com cara de show room!
 
Quando programar o chá de cozinha, não coloque apenas o nome do utensílio que a pessoa deve lhe dar - Descreva outras especificações como tamanho, material, cor, etc..., Para que sua cozinha não fique um “carnaval”.
 
Não pendure aquele quadro que ganhou da sua tia e que não tem nada a ver com você, no desejo de agradá-la pode acabar comprometendo a decoração. O mesmo vale para objetos que fujam do estilo da sua casa.
 
Móveis e objetos de segunda necessidade podem ser adquiridos aos poucos. Não tenha pressa! O importante é manter as finanças em dia e tornar cada cantinho do seu novo lar charmoso de bom gosto e cheio de personalidade.
 
Felicidades!
Comentários

Yvone G Pereira

Yvone Pereira

Yvone Pereira

Formada em Arquitetura de Interiores, curso responsável pelo despertar da veia artística sempre presente em tudo que faz, e Hotelaria que ampliou as perspectivas contribuindo no trabalho como Professional organizer.

Arquivo

13 de junho de 2012

Exercitando o desapego

8 de janeiro de 2010

Arrume as gavetas

25 de setembro de 2009

Sua casa com a sua cara

3 de agosto de 2009

Os poderes do sal grosso

Ariza Centro Veterinrio