Colunistas

Publicado: Terça-feira, 29 de março de 2011

Vá além da hora #horadoplaneta

Vá além da hora #horadoplaneta
Participe durane todo o ano

No sábado passado, dia 26 de março, aconteceu em todo o mundo o Movimento Hora do Planeta onde as pessoas optaram por ficar no mais absoluto escuro das 20h30 às 21h30.

No Brasil participaram 20 capitais e 123 cidades além dos estados do Acre e do Espírito Santo. O sucesso foi total batendo o recorde de participação desde seu início aqui no Brasil há três anos.

Milhões de brasileiros em solidariedade à causa apagaram as luzes das suas residências, desligaram a TV e outros aparelhos que utilizam energia elétrica.

Monumentos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro apagaram suas luzes em solidariedade ao movimento, bem como os Arcos da Lapa que durante esta uma hora em que ficaram no escuro promoveu show na voz de Toni Garrido e no gingado das escolas de samba Mangueira, Portela, União da Ilha e Grande Rio.

"A participação de pessoas, organizações e governos na Hora do Planeta é um gesto concreto em direção à sustentabilidade. Significa que todos estão preocupados e atentos ao aquecimento global e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável", afirmou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

"Capital federal -Em Brasília, o evento oficial aconteceu no Museu da República. De lá, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, desligaram um interruptor, simbolizando o apagar das luzes da cidade. O movimento desligou a iluminação da Esplanada dos Ministérios, assim como a de monumentos como o Palácio do Buriti e Anexo, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK. "Nossa cidade tem que ser o símbolo de sustentabilidade e tomar parte na luta peladefesa do clima, da preservação da água e das nossas riquezas naturais", ressaltou o governador."

Muitos outros lugares participaram por todo o Brasil e por todo o mundo. Muitas residências apagaram suas luzes e ficaram no silêncio e no escuro refletindo sobre a importância desta ação.

O ficar com as luzes apagadas durante uma hora por ano pode não significar muita coisa, porém é o pontapé inicial para que mudanças comportamentais aconteçam. Que de agora em diante não mais esperemos o ano seguinte para deixar as luzes apagadas, mas que interiorizemos esta ação não desperdiçando energia, usando a água com responsabilidade, não consumindo produtos desnecessariamente, usando sacolas retornáveis, selecionando o lixo, reciclando enfim, mudando a rotina em respeito ao Planeta.

Faço votos que em breve participemos da Hora do Planeta para comemorar os resultados positivos deste movimento celebrando a conscientização mundial.

É tempo de dar mais que uma hora ao Planeta. Tome uma atitude para tornar o nosso mundo um lugar melhor e compartilha a sua ação com o mundo.

Comentários