Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma semana auspiciosa

Paralelamente à entusiástica retomada dos bons tempos do Festival de Artes de Itu, que ocorre de 12 a 24 deste julho, mesmo sem incorporar diretamente aquele programa, Itu conta no mesmo período, com o lançamento de nada menos do que quatro livros. E de autores da terra, para realçar ainda mais a importância deste acontecimento.

Na noite de 15, em horários coincidentes, dois lançamentos.

O Hotel Plaza recebe o público convidado pelo ituano Guilherme Del Campo, que por sinal acaba de ingressar na Academia Ituana de Letras, a lançar o livro de memórias, em linguagem vivaz e prenhe de detalhes, da infância e da juventude. Daí o título bem explícito: Contos, Causos e Histórias de Menino. Genuinamente ituano, vem à luz por conta da Editora Ottoni.

Na mesma rua, uma quadra de distância, no audtório do Sincomercio, o professor João Batista Pedroso, que fora aluno do então Instituto de Educação, o Regente de tantas glórias, reúne os colegas da turma de 1969, por sinal capa estampa justamente esse pessoal. Título: Para onde eles foram? O professor Pedroso, atualmente, reside em Campinas.

Célia Bombana, acadêmica e artista plástica, juntamente com a amiga Sílvia Cezaspki, cuidaram de resumir em livro as andanças pretéritas da AIPA, associação que durante longo período envolveu-se com o meio ambiente e com informações sobre o bom uso da horticultura. Esse rico conteúdo compõe então o livro intitulado, Hortas na Educação Ambiental. A Livraria Nobel será palco desse evento, no Shopping Plaza portanto, na noite de 22 de julho. Tal publicação fora entregue ao público, em São Paulo, em data anterior.

Na data imediatamente posterior, 23, a mesma autora, ~´ilvia Cezapski, faz o lançamento de um livro precioso e importante, emm que ressalta a figura do importante médico, de saudosa memória, Dr. Juljan Dieter Cezapski. Denominou a edição com muita propriedade: O Cavaleiro da Saúde. Editora Novo Século. Toda solenidade está programada para os ambientes da Casa da Cultura.

Pormenores aliás sobre esses dois últimos compêndios,podem ser encontratos em longa e primorosa reportagem enfocada pela tradicional e excelente revista Regional, que circula com tanto êxito e destaque em toda região. Página 36 e seguintes.

Na semana anterior, quem leu vai selembrar de que a conversa neste espaço teve como fecho, palavras de Monteiro Lobato, que afirmara certa feita que um país se faz com homens e livros. Plena razão ao eminente educador. Aos poucos, parece que a busca da leitura se amplia.

Itu, pois, entre livros e programação geral em cultura de alto nível, dá passos acertados afinal para a recuperação do vbreilho dos saudosos festivais, o Maestro Eleazar à frente.

Comentários