Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Uma boa hora

Quinto Domingo do Tempo Comum.
Seis de fevereiro. 2011
Mateus prossegue com o capítulo 5, hoje com os versículos de 13 a 16.
..........................
""  Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas, sim, num candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus".  ""
..........................
Jesus coloca em palavras muito claras de que natureza deveria ser a postura e o comportanto de seus discípulos. Não se tratou de mensagem restrita sos apóstolos, seus acompanhantes permanentes. Falou de modo amplo e geral. Portanto, suas palavras de vida eterna chegam a todos os tempos, lugares , épocas e situações. Que cada um se faça eminentemente num missionário.

Olhe-se, a propósito, a responsabilidade do cristão, a quem o Mestre quer como se fora uma luz do mundo! Trecho pequeno e recado bem objetivo e direto, portanto, à altura do entendimento das pessoas por mais simples que sejam.

E já que se dispensam maiores explicações, recai naturalmente sobre cada um o situar-se com sinceridade e ver se age e atua em consonância com o apelo do Mestre. A ninguém é dado se omitir.

Não signifique também, ao exagero, de que seriam as pessoas todas santas e sem falhas, porque Jesus entende também que lida com o ser humano, tantas vezes fraco e falível. Mas, há momentos em que se necessita de uma exame pessoal sobre como andam seus compromissos de cristão.
Esta, então, uma boa hora.

Tenha-se presente ainda que nao se envaideça ninguém pelos trabalhos que realize, eis que servirão os bons exemplos do homem para que outros os vejam e por isso louvem a Deus, acima de tudo.

Comentários