Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Uma Amizade de Ouro

Crônica Uma Amizade de Ouro

            Toca o telefone. Do outro lado do fio uma voz conhecida e muito querida. Voltei! Vim para ficar.

            Uma amiga especial. Conhecemos-nos, há mais de quarenta anos e, ficamos, num espaço de sete anos, geograficamente, distantes.

            A vida não é feita de grandes momentos, mas, de um cotidiano gostoso e agradável. Foi essa sensação que senti quando nos falamos.

            Marcamos um encontro, para o dia seguinte, a expectativa era de que teríamos muito que conversar.

            No outro dia quando acordo, fiquei com uma vontade imensa de escrever essa reflexão, impulsionada a meditar na lição de uma verdadeira amizade.

            Na 5ª série estudamos juntas no casarão do Instituto Regente Feijó. Foi um ano cheio de brincadeiras. Tínhamos muitos colegas de classe, mas a nossa amizade era diferente.

            Querendo ou não mudamos com o passar do tempo. Casamos, constituímos famílias. Um belo dia nos reencontramos. Que alegria! Não nos perdemos mais de vista. Naturalmente, o nosso encontro nos levou a recordar algumas coisas da nossa juventude, deliciar-se com as muitas viagens que fizemos juntas com os nossos cônjuges e ou acompanhada dos nossos filhos (ao todo 11  filhos).

            Recordar é viver diz a letra de certa música. Mas como é bom saber que a nossa amizade resistiu ao tempo, apesar de alguns ‘colegas’ enciumados ter botado lenha na fogueira sobrevivemos a uma amizade de ouro.

            Uma verdadeira amizade faz-nos compreender o valor de perdoarmos os outros e a nós mesmos. Uma sincera  amizade é mais do que uma irmã, é mais do que uma amiga é a metade do nosso coração.

            Pense nas pessoas cuja companhia você gosta de estar. Pense nas pessoas cuja presença faz bem a você. É bem assim a nossa amizade. O bom humor, a alegria em estarmos juntas para rirmos, nem precisa ter alguma piada. Rimos de nós mesmos.

            As relações de amizade são os fatores mais relevantes para a felicidade. Pense nisso e acredite, tem pessoas maravilhosas bem perto esperando que você as descubra. Recorro a São Tomás de Aquino para concluir com suas palavras: A amizade quando compartilhada diminui a dor e a tristeza.

Ditinha Schanoski  

           

Comentários