Colunistas

Publicado: Terça-feira, 2 de maio de 2017

Um sentimento chamado: Mãe

Crédito: Marcelo Guardare Um sentimento chamado: Mãe
Noiva Anna Aline com a mãe Márcia

Ela... que de uma forma ou de outra foi surpreendida e teve sua vida totalmente transformada só de ler a palavra ‘Positivo!’

Pois então, desde que você surgiu na barriguinha dela, tudo foi diferente. Misto de emoções, medos, anseios, angústias, alegria, ahhh eu não sou mãe, mas estou rodeada de amigas que estão vivendo ou viveram a pouco tempo essa sensação e quando elas me descrevem eu fico imaginando o quão incrível é este momento.

Bom, o tempo passa e você cresce! E.... se casa! Oops, acho que ‘comi’ um trecho. Então vamos lá... o tempo passa, você cresce, começa a namorar, fica noiva e aceita o pedido de casamento do seu noivo com um lindo e afinado ‘- SIM!’. Sua mãe sempre sonhou com este dia, ainda mais se o genro for tudo aquilo que ela pediu a Deus. Cá entre nós, sabe quando sua mãe satisfaz mais as vontades dele do que as suas, é isso. – risos...

Apesar dela sempre torcer por sua felicidade e entender que este momento é um pedacinho que completa o seu ‘felizes para sempre’, dentro dela, outro turbilhão de sentimentos vem à tona, e por mais feliz que ela esteja, por você e por ele, talvez ela não consiga controlar a emoção, que muitas vezes é demonstrada através de crises de choro, excesso de preocupação e palpites. Não é por mal viu meninas? Mas elas estão tentando mostrar que está tudo sob controle – só que não está!

Você, que também não está no seu normal, afinal não nos casamos todos os dias, também está nervosa e ansiosa e aí, fica aquele misto de sentimento, perdas e ganhos, que às vezes não sabemos administrar.

O fato é que, de qualquer jeito elas vão sofrer, não adianta, a bebê ou o bebê está saindo de casa, por mais perto que você more, tudo vai mudar. Mas uma coisa é certa, você vai começar, se ainda não começou, a dar valor para cada palavra e atitude que ela tinha a seu respeito, vai se lembrar de todas às vezes que ela ficava falando na sua cabeça que você precisava fazer ‘assim ou assado’, vai sentir saudades quando chegar em casa e se deparar com a pia e o fogão te esperando.... Vai se arrepender de não ouvir ‘a voz da consciência, que nada mais é que sua mãe dizendo: ‘leve blusa, vai esfriar!’

Vai sair na correria, atrasada e quando voltar vai se deparar com a cama do mesmo jeito, sem arrumar, já que ela não está mais ali para fazer esse ‘agrado’ quando você perdia hora e não conseguia arrumar a cama. Quando ficar dodói, vai ter que ir sozinha (o) ao médico e ainda, levantar de madrugada para tomar os remédios. Mas tudo isso faz parte da vida de ser gente grande, aliás, quando éramos crianças ou adolescentes, sonhávamos com a chegada desse dia, mas quando ele chega, dá uma ‘baita’ saudade da casa da mãe.

Eu não ia escrever nada disso, mas acho que é bom pra gente refletir.... Mas retomando meu raciocínio inicial .... No dia do casamento, elas estão lindas! Tem um cargo ‘super vip’ que é: A mãe da noiva; A mãe do noivo.

Elas não param um minuto sequer, correm para lá e para cá, se sentem responsáveis por todos os detalhes, não desligam, não sossegam e sabe por que? Porque a hora que elas pararem para relaxar, a ‘ficha vai cair’ que nessa noite tudo mudou. Amanhã, durante o café terá uma xicara a menos na mesa e por mais feliz que ela esteja por você, vai doer.

E essa dor, por mais leve que seja, por menos dolorida porém constante, só vamos entender o dia que formos mães, é por isso que eu digo a você, enquanto você tem, dê valor, sinta a dor, ame, respeite, de carinho, esteja junto, ‘saiba estar longe’.... saber estar longe é quando existe uma distância física, mas não há uma distância de sentimento.

Depois que comecei a trabalhar com eventos, comecei a observar o olhar dessas mães, desde então, minha equipe já sabe de toda atenção, amor, paciência e carinho que elas merecem, porque no dia mais feliz na vida dos seus filhos, para elas, fica uma lacuna que só quem é mãe sabe entender....

Quanto a nós, cabe nosso respeito, carinho, admiração e compreensão por essas mulheres maravilhosas que atendem pelo nome de MÃE.

Comentários