Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Um instante...

Tela aberta na minha frente, eis que repouso uns minutos a refletir sobre que palavras trazer aos leitores neste contato semanal, que já vai para mais de meio século, nesta primeira semana de setembro, tanto que agosto, 31, expirou agorinha.

Perdoem o atrevimento de afirmar que andam a mexer faz muito tempo no relógio da vida, a subtraírem muitos instantes daquilo que representam as horas do dia. Enganam com dizer que a hora tem sessenta minutos, enganam mesmo. Tinham.

Por causa disso mesmo é que somente de raro em raro as pessoas não acham tempo para conversar ou até para nada fazer, de olhar no horizonte ou no infinito e com preguiça até de ordenar as ideias.

Sim, eu sei, sabem todos, quantas festas não existem por aí e nas quais todos se esbaldam para de forma atropelada contar os casos, uns a se antepor a outros, na sofreguidão geral de cada um para contar os seus.

Como também existem aqueles que nem são de falar muito e mostram concordância ou desacordo com o mero sorriso de dúvida expresso mesmo de lábios fechados. Na hipótese de exprimir ironia, os mesmos lábios se alongam lateralmente sem entretanto se abrirem de vez. Ameaça de sorriso contido.

Esses reparos e destaques para os papos feridos em reuniões ou esquinas e muitas vezes em pé, a facilitar que qualquer dos contendores saia no instante que lhe aprouver, sem necessidade de explicar a sua pressa.

Os bancos ou cadeiras expostos na área externa dos bares, percebem como a pouco e pouco diminuíram acentuadamente?

Em compensação aumenta o número dos atletas que mantém físico adequado a correr em ruas e avenidas ou nos parques e na periferia. Esses também não param e pouco conversam. Todos não, muitos deles.

Bares de esquina, pequenos e maiores, outrora focos de concentração de amigos, não são atualmente tão comuns.

Um fator não menos preponderante a prender os cidadãos em sua casa, em especial à noite, sem dúvida que é a preferência generalizada pela televisão.

...

Péra um pouco.

Sequer vai dar tempo de continuar esta digressão...

Tenho que telefonar que não vou à reunião hoje à noite. Além do jogo do Corinthians, a novela está nos seus últimos capítulos.

Depois a gente termina...

Comentários