Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Um ano de Prótur

Há exatamente um ano atrás, um grupo significativo de pessoas, representando os diversos segmentos da sociedade, concretizava a formação da Prótur - Associação Pró-Desenvolvimento da Estância Turística de Itu. O evento de inauguração aconteceu no Museu da Energia, que gentilmente ofereceu sua linda casa para abrigar a celebração. O movimento começara em abril do mesmo ano, até amadurecer a ponto de se transformar em uma efetiva associação, em setembro de 2003.
A Prótur nasceu com o objetivo de elaborar coletivamente uma estratégia comum de atuação para divulgar e caracterizar Itu como uma opção de lazer e férias no interior paulista, acreditando-se na valorização dos atrativos do campo, da cidade e da história ituana, tudo combinado com uma visão e diversão da atualidade.
Com a missão de unir esforços para promover o turismo em Itu e a filosofia de agregar valores, talentos e competências nos diversos setores relacionados ao turismo, a Prótur se transformou, após um ano, em uma Associação atuante, profissionalizada e comprometida com o destino da cidade.
Durante este ano, destaco algumas das realizações que foram responsáveis pelos bons resultados alcançados:
- campanha publicitária envolvendo mais de 12.000 pessoas na escolha do logotipo que marcaria a campanha para envolver a comunidade com o turismo
- Criação de 16 cartões postais que mostram nossa cidade com a qualidade que ela merece
- Desvendando Itu: coluna semanal no Jornal Periscópio, com o objetivo de conscientizar a população sobre as riquezas de Itu e os benefícios do desenvolvimento do turismo para a comunidade local.
- criação do site da associação, com todas as informações necessárias para manter a população informada.
- divulgação sobre a atuação da Prótur na mídia local (jornais, TV, revistas e Internet)
- Ganho de espaço na mídia nacional: Itu foi televisionado em programas de grande porte, como Globo Rural, Ana Maria Braga, TV Record, Canal Futura, TV Tem, entre outros. Também foi matéria de reportagens na Folha de São Paulo e Revista Isto É.
- Implantação do trailer de Apoio ao Turista
- Participação em diversas feiras e eventos, ocorridos em Itu, São Paulo e outras cidades.
- Criação de 3 concursos artísticos e literários, envolvendo todas as escolas da rede pública e privada para conscientização sobre a importância de Itu no mapa turístico, cultural e histórico brasileiro
- Parcerias, apoio, relacionamento e desenvolvimento de trabalhos conjuntos com Quartel, ACADIL, Coral Vozes de Itu, SACI, AIPA, Oficina Pedagógica, Patrimônios Culturais, Secretaria de Turismo, instituições de ensino e imprensa local.
- Criação de produtos turísticos como, por exemplo, o Roteiro Caipira
- Recente implantação do Display de Folders, uma estratégia de marketing criada para que cada estabelecimento da cidade se torne um potencial divulgador e multiplicador do turismo ituano.
Atualmente, somos 35 associados, que têm visto na Prótur um parceiro para o desenvolvimento do seu negócio. Olhando para trás, vejo que fizemos muito. Olhando para frente, vejo que mal começamos. O nosso slogan "Itu, grande também no carinho", tem nos ajudado a manter sempre o foco: atuar coletivamente, achar caminhos que unam as pessoas, respeitar a nossa terra e agregar talentos e pessoas. É uma árdua tarefa, cheia de desafios, mas que tem oferecido a todos nós um grande aprendizado e satisfação, apesar das pedras no caminho. Então, celebremos!
Comentários