Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Turismo Jovem

Outro dia, conversando com duas jovens ituanas – uma da oitava série e outra do terceiro colegial, fiz a seguinte pergunta: “Se vocês recebessem uma amiga de fora, que viesse passar alguns dias com vocês em Itu, onde a levariam?” A primeira resposta eu já sabia qual seria: Anzu. “Ok - eu disse – mas a Anzu não abre durante o dia. Então, onde vocês iriam com ela passar o dia?” A resposta imediata, foi: “No Shopping”.

Todos sabem que a Anzu é um ponto de encontro da ala jovem, não apenas de Itu mas de São Paulo e região. O Shopping também é um orgulho para a cidade, realmente um empreendimento que Itu merecia e que fazia falta. Mas... Será que não há outras alternativas além dessas?

Nas minhas idas e vindas por essa cidade, posso afirmar sem medo de errar que sim, Itu tem muitas alternativas para o turismo jovem. E não estou falando apenas dos atrativos que estão no shopping, como o Park Food, Boliche e cinemas, que são também um ganho importante.

Estou me referindo a outros ares: os ares da aventura, do ar puro, das trilhas, cavalgadas e ecoturismo em geral.

Os campings de Itu, por exemplo, além de receberem centenas de jovens para hospedagem em barracas, trailers ou chalés, oferecem programas day-camp que são extremamente atrativos. Alguns campings já começaram a desenvolver programas de aventura como rapel, escalada, tirolesa e arvorismo.

Muitas das fazendas de Itu recebem jovens de São Paulo todos os finais de semana para passar o dia, almoçar e cavalgar. Trilhas maravilhosas também fazem parte do programa que atrai essa moçada. Há fazendas que já viraram ponto de encontro dessa turma, que não vê a hora de chegar o sábado para botar uma calça jeans e encontrar os amigos no rancho.

Além disso, dois novos empreendimentos darão mais opções de escolha para a ala jovem. Um deles, inaugurado a pouco mais de um ano possui, além de trilha ecológica e rapel, uma tirolesa de 180 metros e um circuito de arvorismo de perder o fôlego, de tão bonito. O outro empreendimento é uma reserva que está prestes a ser inaugurada e também vai oferecer, além de programas de educação ambiental, um circuito de arvorismo de primeira linha, tirolesa, escalada e rapel.

Então eu fico me perguntando: como fazer para envolver as pessoas nessa nossa difícil tarefa de desvendar Itu? Os jovens são sem dúvida um segmento importante da nossa cidade. Os jovens de Itu mais ainda, pois são eles que vão dar significado ao turismo. Não adianta nada a gente receber pessoas de fora se os nossos jovens não conhecem ou não valorizam o que Itu tem.

Está aí um grande desafio para a PróTur e para todos nós.
Comentários